CERTIFICAÇÃO

Corpo: 

O Selo de Sustentabilidade Ambiental  certifica construções que adotam medidas sustentáveis para diminuir o impacto ambiental e as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) na cidade do Recife. São estimuladas iniciativas que proporcionem redução do consumo de água e energia, aumento da cobertura verde e que gerem menos resíduos. 

A certificação abrange empreendimentos habitacionais e comerciais. Há quatro selos - Diamante, Ouro, Prata e Bronze - , aplicados de acordo com a quantidade de medidas adotadas pela edificação. Para alcançar o Ouro, é preciso adotar ações que pontuem nas cinco áreas definidas pelo regulamento: água, energia, gases do efeito estufa, resíduos sólidos, e áreas verdes/biodiversidade.

A certificação é  uma medida de adesão voluntária. O Selo de Sustentabilidade Ambiental integra o Plano de Baixo Carbono da prefeitura, um documento que elenca as estratégias para diminuir as emissões de GEE na capital pernambucana. De acordo com o inventário de GEE do Recife, atualmente o consumo de energia elétrica é responsável por 15% das emissões no município.

Entre as inovações sustentáveis a serem empregadas pelos empreendimentos para alcançar a certificação estão o reuso da água, aproveitamento da chuva, mais cobertura vegetada em solo e em área construídas (paredes e tetos verdes), eficiência energética, geração de energia limpa (placas fotovoltaicas). No quesito Gases de Efeito Estufa, o desafio é adotar medidas relacionadas à mobilidade, como bicicletários.

O selo verde terá validade de três anos. Nesse período, no entanto, o empreendimento pode ter sua certificação suspensa, caso as ações ou práticas sustentáveis sejam descaracterizadas. Para solicitar o selo verde, o interessado deve preencher dois formulários e apresentar o projeto básico da proposta de sustentabilidade do empreendimento, projeto arquitetônico aprovado, Habite-se e a licença ambiental. 

Acesse AQUI  o decreto de criação do Selo Verde

Em 4 de janeiro de 2018, o Diario Oficial do Recife publicou edital para o credenciamento de empresas especializadas na prestação de serviços técnicos de auditoria ambiental para a certificação em sustentabilidade ambiental. As empresas interessadas devem protocolar as propostas até o dia 20 de fevereiro, na Comissão Permanente de Licitação e Serviços de Saúde, no 2º andar do edifício-sede da prefeitura, na Cais do Apolo, nº 925, das 8h às 17h, em dias úteis.

Acesse AQUI  o edital de credenciamento de empresas especializadas na prestação de serviços técnicos de auditoria ambiental.

Acesse AQUI o Manual de Orientações Básicas para a Certificação em Construções Sustentáveis da Cidade do Recife.

 

 

Sede: Avenida Cais do Apolo, 925, 5º andar, Bairro do Recife. Recife -PE - CEP 50030-903

Licenciamento: Rua Fernando César, nº 65, Encruzilhada. Recife - PE - CEP 52041-170 (8h às 13h: atendimento ao público)

Desenvolvido pela Emprel