Conversa Ambiental 23 de julho

Corpo: 

O Jardim Botânico do Recife, no Curado, Zona Oeste, realiza neste domingo (23), às 10h30, atividade sobre abelhas nativas. O evento é aberto ao público e contará com palestra sobre alimentos e formas de alimentação das espécies características da Mata Atlântica, seguida de demonstração de como alimentar as abelhas.  A parte prática ocorrerá no meliponário do espaço público municipal, mantido em parceria com a Associação Pernambucana de Apicultores e Meliponicultores (APIME).

A ação faz parte do projeto Conversa Ambiental, desenvolvido pelo Jardim Botânico, unidade protegida vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife. A mediação da palestra, intitulada “Abelhas nativas: alimentos e formas de alimentação”, será dos engenheiros agrônomos e associados da APIME Thiago Melo, Walkíria Melo e Adgerlan Codácio. 

A atividade tem como objetivo principal conscientizar as pessoas sobre a importância da conservação das abelhas nativas que, em sua maioria não possuem ferrão, além serem polinizadoras da flora da região.  Será dividida em três momentos: teórico, preparo de alimentos e alimentação. No primeiro a ideia é ensinar como é possível complementar a alimentação das abelhas no período do inverno, época considerada crítica para a espécie, pois os recursos alimentares ficam mais escassos.

Em seguida serão ensinadas receitas alternativas com maior valor energético e teor de proteína. Depois, os participantes irão ao meliponário do JBR, onde alimentarão as abelhas sem ferrão. A atividade é voltada para o público de todas as idades e níveis de formação. O auditório tem capacidade para 30 pessoas.

O projeto Conversa Ambiental é uma iniciativa do Jardim Botânico do Recife realizada aos domingos, sempre às 10h30. Iniciado em junho de 2014, consiste em palestras ou oficinas conduzidas por um convidado. Os organizadores conferem certificado a quem conduz a atividade e aos participantes que comparecem a pelo menos quatro edições.

A APIME possui 25 anos de trabalhos voltados à conservação de abelhas nativas. A organização realiza visitas mensais ao Meliponário do JBR. A próxima deve acontecer no segundo sábado de agosto. 

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel