Dia Mundial da Água

Corpo: 

O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, será celebrado no Recife com ações de educação ambiental no Econúcleo Jaqueira e no Jardim Botânico do Recife. A programação preparada pela Prefeitura do Recife inclui atividades pela manhã e à tarde, todas abertas ao público.

No Jardim Botânico, no Curado, a partir das 9h, haverá oficinas, vivências e contação de histórias. Os facilitadores integram a equipe de arte-educação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife, à qual está vinculado o equipamento público municipal, aberto de terça a domingo, das 9h às 15h30.

No Econúcleo Jaqueira, haverá ainda a oficina EcoCordel e Histórias Cantaroladas, brincadeira que reúne contação e música. O Econúcleo, também vinculado à SDSMA, fica ao lado do posto de saúde, dentro do Parque da Jaqueira.

A equipe de educação ambiental da secretaria também estará nas escolas para comemorar a data, instituída pelas Organização das Nações Unidas. Pela manhã, os arte-educadores estarão na Escola Municipal Antônio Heráclio do Rego (Água Fria) e à tarde na Escola Municipal Virgem Poderosa (Parnamirim). Na primeira farão duas oficinas: “Dança das águas” e “Água encanto.” Na segunda haverá a oficina Dança das Águas e brincadeiras.

O tema do dia Mundial da Água de 2017 é Água Residual, aquela resultante de algum processo, como o industrial, e que geralmente pode ser reutilizada para fins que demandem menos qualidade (resfriamento de equipamentos, por exemplo).

HISTÓRICO - Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92). Desde então as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.

Em 2003, o Brasil instituiu seu Dia Nacional da Água, também celebrado anualmente em 22 de março. Entre os temas já escolhidos para a data estão água e segurança alimentar, águas transfronteiriças, saneamento e água limpa para um mundo.

Clique aqui para ver a programação completa.

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel