Ação conjunta facilita acesso de alunos do Pronatec ao mercado de trabalho

Estudantes se cadastraram no sistema Mais Emprego e assistiram a palestra sobre elaboração de currículos (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Cerca de 130 alunos dos cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tiveram, nesta terça-feira (27), a oportunidade de se capacitar para o mercado de trabalho e fazer seus cadastros no sistema Mais Emprego. A iniciativa foi uma parceria entre a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA) e da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH), e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), onde os estudantes assistem às aulas.

O Pronatec é um programa federal que busca ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. No Recife, cabe à SDSJPDDH encaminhar os usuários dos serviços de assistência social para as aulas, por meio do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho Recife). “Os alunos têm acesso a 15 opções de cursos, como Desenvolvimento de Aplicativos, Auxiliar de Saúde e Programador de Web. Essa turma começou em janeiro, e nossa ideia é facilitar o acesso deles aos empregos”, afirma o assessor técnico de Inclusão Produtiva do Acessuas, Jaílton Raniere.

“O Sistema Mais Emprego é um serviço do Ministério do Trabalho que disponibiliza vagas em todo o território nacional. Estamos cadastrando os alunos do Pronatec para que eles possam ter acesso às oportunidades”, explica o supervisor da Agência de Emprego de Casa Amarela, Gustavo Verçosa. Os jovens puderam solicitar a primeira Carteira de Trabalho e assistiram a uma palestra sobre o tema Elaboração de Currículo com a gestora em RH Aline Mariz. “As empresas levam sete segundos para dar uma primeira olhada no currículo. Por isso, as habilidades e qualificações têm que ser colocados de forma sucinta”, afirma.

O estudante Allielson Nunes Duarte, 19 anos, que faz o curso de Higienista de Serviços da Saúde pelo Pronatec, foi um dos que aproveitaram o evento para se cadastrar no sistema Mais Emprego. “Pretendo trabalhar com vendas, ou então aproveitar o curso para atuar na área de saúde. Estou aprendendo muita coisa, como esterilização de ferramentas”, disse. As quatro Agências de Emprego gerenciadas pela PCR funcionam nas avenidas Rio Branco e Norte, em Afogados e na Boa Vista.

 

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel