Aniversário Jardim Botânico

O Jardim Botânico do Recife, no Curado, completa nesta terça (1º) 38 anos de fundação. A comemoração, pela manhã, contará com lançamento de aplicativo para celular, de trilha de plantas ameaçadas de extinção, do segundo volume da revista Arrudea e da 5ª edição do Curso Profissionalizante em Técnicas de Jardinagem, além de plantio de mudas e corte de bolo.

A partir das 9h, equipe de artistas-educadores darão as boas vindas ao público, com música e literatura de cordel. Às 10h terá início a solenidade com autoridades e parceiros institucionais, quando serão apresentadas as novidades.

Às 14h, será realizada pela primeira vez a Trilha Vermelha. O percurso inclui a apresentação de nove plantas dos jardins temáticos e coleções científicas do JBR, todas na lista de espécies ameaçadas.

Espaço público municipal vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, o Jardim Botânico do Recife está inserido numa unidade protegida com 10,7 hectares de Mata Atlântica.

Abre de terça a domingo, das 9h às 15h30. A entrada é gratuita. Dispõe de sete jardins temáticos: Cactos, Bromélias, Orquídeas, Palmeiras, Plantas Medicinais, Sensorial e PlantasTropicais.

Destaques da programação

Aplicativo – desenvolvido em parceria com o grupo de pesquisa Mobile UFRPE, está disponível para download no Google Play/ Play Store. Oferece um passeio virtual ao Jardim Botânico do Recife, com detalhes dos jardins temáticos e trilhas.

5º Curso Profissionalizante em Técnicas de Jardinagem: turma Roberto Burle Marx -  com duração de três meses e inscrições gratuitas, é oferecido anualmente pelo Jardim Botânico do Recife. Dispõe de 30 vagas. Este ano tem como parceiros a Plan International, GPS e a Emlurb, além da ONG Pedra d’Água.

Revista Arrudea – apresentação do segundo volume da revista Arrudea, uma publicação científica do Jardim Botânico do Recife.O periódico científico está classificado pela Capes como B5 em Ciências Agrárias I e como C em Ciências Biológicas II. A Arrudea teve seu primeiro número publicado em 2015. O titulo da revista é uma homenagem ao frei carmelita Manuel Arruda Câmara (1752-1810). Nascido na Paraíba, ele estudou em Coimbra e viveu em Pernambuco. É apontado como um dos grandes botânicos brasileiros do final do século XVIII.

Trilha de espécies ameaçadas – é um caminho no qual o visitante conhece nove plantas, entre bromélias, cactos, orquídeas e árvores integrantes da lista de espécies ameaçadas de extinção. Há espécies nativas e também exóticas (de outros países).  O roteiro é georreferenciado e, ao final, o público será apresentado, na biblioteca do JBR, ao Livro Vermelho de Espécies Ameaçadas. Essa é a quarta trilha temática do JBR, oferecida como opcional aos grupos agendados. As outras são a do Bicho-preguiça, do Sagüi  e da Decomposição.

Plantio de 38 mudas de espécies nativas de Mata Atlântica, para enriquecimento da floresta nativa do local. O plantio ocorrerá ao longo do mês de agosto, com escolas agendadas para a visita monitorada ao local.

Serviço:

O quê: aniversário de 38 anos do Jardim Botânico do Recife