Artesãs do Prodarte participam de Oficina de Metarreciclagem na UFPE

Cerca de trinta artesãs e artesãos ligados ao Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Recife (Prodarte) participaram, na tarde desta terça-feira (16), de uma oficina de metarreciclagem, dentro da programação da XIII Semana Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT). A atividade aconteceu no Departamento de Energia Nuclear (DEN) da UFPE, que também foi palco para a abertura oficial da Semana. A SMCT tem o objetivo de aproximar a ciência do grande público e incentivar os jovens, além de promover a pesquisa como instrumento de desenvolvimento sustentável do país. A programação segue até o domingo (21), com o tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”.

A oficina foi ministrada pela professora Ilka Oliveira, que ensina na Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania (UTEC) Nóbrega, ligada à Secretaria de Educação do Recife. “Essa proposta já é aplicada aos estudantes da rede municipal de ensino. A ideia é estimular a reutilização dos resíduos tecnológicos das escolas, como computadores que não podem mais ser usados. Metarreciclagem é a técnica de abrir os equipamentos e separar cada uma de suas partes”, explica, lembrando que uma das linhas do Programa Robótica na Escola também utiliza materiais reciclados. Entre as peças usadas na oficina estão os monitores, teclas, mouses e disquetes.

Trabalhando em equipe, as artesãs Rita de Cássia, Maria de Lourdes, Maria dos Santos e Maria Djanete uniram tecido e resíduos de computador para criar uma boneca diferente. “A cabeça foi feita com um compact disc, os olhos com as peças do teclado e o cabelo com os fios. Ano passado, fiz uma árvore de Natal usando esses materiais e recebi até encomenda para criar outra”, diz Rita de Cássia. A gestora do Prodarte, Ledjane Sales, lembra que a oficina acontecerá novamente nesta quarta (17), com outro grupo de 40 artesãs e artesãos. “Eles vão também visitar o Museu de Ciências Nucleares da UFPE e participar de mesas redondas”, acrescenta.

ABERTURA - A solenidade de abertura do evento, também realizada na tarde desta terça-feira (16), reuniu o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife, Bruno Schwambach, o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, e representantes das outras instituições parceiras. “A redução das desigualdades é um tema alinhado com a Agenda 2030 e com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU”, destaca Bruno.

Já o reitor afirmou que a democratização do conhecimento é um instrumento de inclusão social. “A Semana acontece há 12 anos e leva a ciência e tecnologia aos mais distantes municípios do país”. O evento municipal conta com a parceria do Museu de Ciências Nucleares da UFPE; do Departamento de Física da UNICAP; do IFPE-Campus Jaboatão e do Jardim Botânico do Recife.