Ato celebra Dia do Meio Ambiente

Fotos: Andrea Rêgo Barros/PCR Uma programação diversa, com atividades que tratam do cuidado com o descarte do lixo, preservação do meio ambiente, reciclagem, ações de educação ambiental e lançamentos de iniciativas que pensam em práticas sustentáveis. O prefeito Geraldo Julio participou na tarde desta segunda-feira (05), na Escola Municipal da Iputinga, da programação que marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento de hoje faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente da Prefeitura do Recife, que foi lançada ontem (4) no Jardim Botânico e segue até o dia 11 deste mês.

Na ocasião, o prefeito lançou o APP ecoRECicle, que pode ser baixado em aparelhos celulares pelo Google Play/Play Store. Assim, além dos 12 pontos de coleta de lixo eletroeletrônico que ele indica, o app também orienta no mapa sobre onde levar os resíduos que a Emlurb ainda não recebe, como medicamentos, lâmpadas, pneus, pilhas e baterias, eletrodomésticos, entre outros itens. A iniciativa faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente da Prefeitura do Recife e marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado hoje.

"Durante esta semana várias atividades estão acontecendo em diversos locais da cidade e nos nossos Econúcleos, como no Parque da Jaqueira, que terá atividades todos os dias. Além disso, a programação chega até as cooperativas de catadores e nas escolas, como estamos fazendo aqui hoje. Temos com isso o intuito de aumentar a conscientização das pessoas, com o descarte do lixo, fazer a coleta seletiva e, assim, a gente poder cuidar melhor do meio ambiente e consequentemente da nossa cidade", pontuou o prefeito Geraldo Julio.

A Semana do Meio Ambiente do Recife deste ano tem como tema "Coleta Seletiva" e entre outros destaques da programação estão dois concursos: um de fotografia e outro de práticas sustentáveis em órgãos públicos municipais. Também faz parte da grade de programação a implantação de 12 pontos de coleta de resíduos eletroeletrônicos na cidade, que receberão computadores (PCs e notebooks), monitores e telas LCD, teclados, telefones celulares, estabilizadores e nobreaks, fios e cabos elétricos. O Jardim Botânico do Recife e o Econúcleo Jaqueira abrem suas portas para atividades específicas da Semana do Meio Ambiente e um estande no Shopping RioMar contemplará uma uma exposição informativa sobre o tema.

O secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Bruno Schwambach, comentou a importância da atividade. "A função da prefeitura é articular atividades para orientar a população para que cada um faça a sua parte. Nesse sentido, o aplicativo que lançamos, o ecoRECicle, pode orientar as pessoas sobre formas de fazer o descarte correto do lixo eletrônico indicando quais os pontos que podem ser destinados os resíduos. Temos 67 Ecopontos para a entrega voluntária de embalagens vazias de vidro, papel, plástico e metais. Além deles, contamos com oito Ecoestações, que recebem resíduos da construção civil.", explicou o secretário.

Outras iniciativas da Semana do Meio Ambiente - Outra atividade importante da semana é a realização do Prêmio A3P, que tem por finalidade o reconhecimento do mérito das iniciativas dos órgãos e instituições do setor público municipal do Recife na promoção e na prática da Agenda Ambiental na Administração Pública-A3P. Os participantes devem adotar três temáticas: gestão de resíduos, uso/manejo sustentável dos recursos naturais e inovação na gestão pública. O período de inscrição é de 5 de junho a 27 de outubro de 2017. O regulamento e outras informações estão disponíveis para consulta no site www.meioambiente.recife.pe.gov.br/premio-a3p. Os primeiro, segundo e terceiro colocados receberão troféus e o Certificado de Boas Práticas de Sustentabilidade-Prêmio A3P. A Comissão A3P vencedora receberá apoio para participar do Fórum Nacional de A3P que ocorrerá em Brasília em 2019.