CB27 e Encontro ANAMMA

Secretários de meio ambiente de todas as capitais do Brasil estarão reunidos segunda e terça-feira, no Recife, para discutir mudanças climáticas. Essa é a primeira vez que o CB27, como é chamado o grupo, realiza o evento em Pernambuco. Na pauta, decisões importantes, como a adesão ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, que promove o engajamento de lideranças locais de todo o mundo na ação para combater o aquecimento global. Apenas Salvador assinou no Brasil o documento. Recife vai aderir ao pacto e articulará, durante o evento, a adesão de outras cidades.

O 12º Encontro Nacional dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27) começa segunda, às 9h, no Hotel Luzeiros, no Pina. No mesmo local, será realizado o 6º Encontro Estadual da Anamma (Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente). A entidade reunirá gestores de 184 municípios de Pernambuco. O licenciamento ambiental estará no foco dos debates.

Na segunda de manhã, a programação do 12º encontro do CB27 prevê um evento aberto ao público. Trata-se do 13º Comclima, fórum permanente de discussões sobre mudanças climáticas na capital pernambucana. O Comclima é realizado regularmente pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife, agregando a sociedade civil no debate do tema.

A programação do 13º Comclima tem início às 9h com apresentação de Silvio Meira, Presidente do Porto Digital, sobre “As Cidades e a Sociedade Local no Contexsto das Mudanças Climáticas.” Os debatedores são Renata Maranhão, Diretora do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (Políticas Nacionais para a Educação Ambiental e Mudanças Climáticas); Pedro Jacobi, professor da USP e Editor da Revista Ambiente (Mudanças Climáticas nas Escolas);  Rodrigo Agostinho, gerente do Programa de Cidades e Territórios do Instituo Arapyaú (Como falar sobre clima), Niky Fabiancic, representante-residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil (Voluntariado para promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). A mediação ficará a acargo de rodrigo Oliveira, secretário-executivo do Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade) na América do Sul.

O 12º CB 27 foi realizado pela Fundação Konrad Adenauer, com apoio do ICLEI-Governos Locais pela Sustentabilidade

Mais informações:

Acesse AQUI a programação do 12º Encontro Nacional dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27)

Acesse AQUI a programação do 6º Encontro Estadual da Anamma Pernambuco