Comic Con Experience

Na quinta (13), às 16h, na Comic Con Experience (CCXP), no Centro de Convenções de Pernambuco, serão anunciados os vencedores do Desafio EcoRecife 3.0, terceira edição do concurso para games ambientais que tem o objetivo de transformar a tecnologia em mais um aliado no processo de educação ambiental e no desenvolvimento da consciência ecológica. Ao todo, os cinco melhores colocados do desafio receberão R$ 60 mil, sendo R$ 25 mil para o primeiro lugar, com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. A entrega do prêmio será realizada pelo secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife, Bruno Schwambach.

Como definido no edital, os trabalhos seguiram a identidade visual da Turma do Mangue e Tal, utilizada pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA) em suas ações educativas. A história ou a aventura dos jogos são ambientadas no Recife. Foram respeitadas as características de cada personagem da Turma: Jô é relativo ao verde urbano, Dom à sustentabilidade, Riso aos recursos hídricos e Otto à biodiversidade. Os jogos vencedores serão usados nas atividades do Econúcleo Jaqueira.

O concurso surgiu através de uma parceria entre a Prefeitura do Recife a Universidade Católica de Pernambuco, tendo sua primeira edição lançada em 2014, na Campus Party Recife. A secretaria conta com nove jogos resultantes dos concursos, que ficam disponíveis ao público no Econúcleo Jaqueira. O Desafio EcoRecife  já teve três edições e premiou nove projetos. totalizando um valor de R$ 90 mil reais. Incluindo a terceira versão, será um total de 14 projetos e R$ 150 mil em prêmios.

Os jogos também podem ser acessados pelo público gratuitamente através do PlayBook, um livro digital interativo desenvolvido em parceria com a Unicap que centraliza todos os materiais lúdicos usados pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentáveis e Meio Ambiente. O endereço para download é http://meioambiente.recife.pe.gov.br/playbook-turma-mangue-e-tal.