Dia de Proteção aos Manguezais é celebrado no Recife

Ação conjunta entre secretarias da Prefeitura foi realizada na Escola Novo Mangue, na Ilha Joana Bezerra

Em alusão ao Dia de Proteção aos Manguezais, comemorado nesta segunda-feira (26), a Prefeitura do Recife, através das Secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) e Educação (SEDUC), promoveu uma ação de conscientização sobre a importância dos  manguezais.  A iniciativa contou com a participação dos alunos da Escola Novo Mangue, localizada no bairro Ilha Joana Bezerra, um local de formação educacional direcionada à preservação do meio ambiente.

As atividades foram divididas entre apresentações dos alunos,  trilha para o berçário dos mangues e a dinâmica realizada pelo engenheiro florestal e chefe do Setor de Arborização e Compensações da SMAS, José Edson de Lima Torres. "O mangue precisa de cuidado e proteção e a Escola Novo Mangue é um símbolo dessa proteção". Foi também destacada a importância da limpeza do manguezal local, quando os alunos mostraram seus conhecimentos para alguns familiares, alertando-os sobre a necessidade da destinação correta dos resíduos sólidos urbanos. Ainda houve alertas para o consumo consciente, conhecimento de tipos de solo, avaliação de biodegradação e proteção do mangue.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Ribeiro, a iniciativa teve o intuito de alertar a sociedade quanto ao impacto danoso do descarte irregular do lixo na área de manguezal. "Trata-se do berçário natural de inúmeras espécies que formam a vida marinha e, que acabam sofrendo com os danos irreversíveis com esse lixo”.

A programação ainda teve exposição com slides e vídeos, poemas criados e recitados pelos alunos e ainda apresentação musical do aluno Riquelme Miguel que abriu o evento tocando violino. Durante a pandemia, devido à necessidade de manter os alunos na escola, o Novo Mangue criou o Projeto In Loco, que consiste em trilhas nos manguezais em torno da unidade, tudo com a colaboração da comunidade, dos familiares e dos estudantes. ”Tínhamos muita dificuldade de seguir com o ensino remoto, e com o projeto conseguimos alfabetizar, envolver a comunidade com a escola e conscientizar sobre a importância do bioma para o meio ambiente e para sobrevivência da comunidade que vive da pesca", destaca a professora da escola Ana Lucia Bezerra dos Santos.

Os manguezais são ecossistemas ricos em matéria orgânica, refúgios naturais para reprodução, alimentação e proteção de grande parte das espécies de fauna e da flora da região. Também contribuem para a sobrevivência de aves, répteis e mamíferos, muitos deles em risco de extinção. Por sua importância, possuem legislação própria, que visa, primordialmente, combater o descarte de lixo - principal inimigo da preservação do ecossistema.