Divulgado resultado da eleição para novos conselheiros do COMAM

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, divulgou o resultado da eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM). A lista com os nomes das entidades vencedoras do pleito foi publicada na edição da última quinta-feira (10), no Diário Oficial do Recife. Os novos conselheiros representam a sociedade civil e exercem o mandato durante o biênio de 2018-2020.

Com o resultado, os assentos destinados ao movimento popular passam ser a ocupados pela Associação Bloco da Diversidade de Pernambuco e pela Abraço Pernambuco. Já as cadeiras destinadas às entidades ambientalistas e de representativas de categorias profissionais agora pertencem ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), Sindicato dos Engenheiros no Estado de Pernambuco (SENGE/PE) e à Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional (FASE).

As vagas das instituições de ensino superior com graduação ou pós-graduação na área ambiental passam a ter à frente representantes da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Pernambuco (Senac). Por fim, o setor empresarial agora é representado pela Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe) e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). Os novos membros do COMAM tomarão posse no dia 08 de junho, em reunião geral do Conselho.

COMAM - Criado pela Lei Municipal n° 15.707/92, o COMAM é órgão de participação popular direta, com a atribuição de debater e planejar as políticas de preservação do meio ambiente e de desenvolvimento sustentável do Recife. Ao todo, o conselho é formado por 20 membros titulares, com igual número de suplentes, sendo presidido pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente. Ele também tem a finalidade promover estudos na área de preservação ambiental, sugerir campanhas educativas, bem como, fiscalizar o uso dos recursos repassados a projetos de pesquisa e preservação ambiental.