Eficiência energética do Recife é destaque em workshop de encerramento do LEDS Lab Brasil

 

As fases de implementação do projeto piloto que está sendo desenvolvido no Hospital da Mulher do Recife para instalação de paineis solares e energia renovável foram apresentadas durante o evento virtual 

Na manhã desta sexta-feira (11), foram apresentadas as etapas de desenvolvimento do projeto Recife Cidade de Eficiência Energética (RCEE), que visa a instalação de  painéis solares fotovoltaicos nos equipamentos públicos da cidade, a começar por projeto piloto no Hospital da Mulher do Recife.  Os resultados foram apresentados no Workshop de Encerramento do LEDS Lab Brasil, reunindo gestores das cidades do Recife e de Belo Horizonte. O LEDS Lab é uma iniciativa do ICLEI América do Sul que tem o objetivo de engajar o desenvolvimento de projetos de ação climática financiáveis e destacar a oportunidade de replicação em outras capitais brasileiras. 

O Hospital da Mulher do Recife (HMR) foi escolhido como piloto para representar o modelo municipal de eficiência energética e enfrentamento à mudança climática, tornando-se autossuficiente em energia elétrica. Apresentado em janeiro de 2020, o Recife Cidade de Eficiência Energética (RCEE) tem por objetivo principal melhorar a capacidade instalada dos municípios a partir de energia limpa. “Com o LEDS Lab, aprendemos a desenvolver projetos financiáveis do ponto de vista climático, o maior aprendizado é ver como essa temática tem sido tratada de forma holística para alcançar os melhores resultados para nossa cidade e para a população. O HMR é apenas o piloto para replicarmos nas escolas, nas outras unidades de saúde, até mesmo no prédio sede da prefeitura”, destacou o gestor de políticas ambientais da SMAS, Luiz Gustavo Pinto. 

No HMR, a instalação do equipamento vai conferir uma capacidade expressiva de redução de cerca de 7.000 tCO2e emitidos pelo município. Esse tipo de energia é considerado limpo, pois não libera, durante seu processo de produção ou consumo, resíduos ou gases poluentes geradores do efeito estufa e do aquecimento global. Com apoio da consultoria contratada pelo ICLEI, por meio do Urban-LEDS II, a Prefeitura do Recife está recebendo todas as diretrizes para a fase de captação de recursos e implementação. “Planejamento urbano não é só um projeto da Secretaria de Meio Ambiente, mas de todas as secretarias da prefeitura. O processo permitiu ao município desenvolver capacidades para identificar, avaliar e acessar recursos financeiros para execução de projetos de ação climática”, pontuou a coordenadora de Mudança do Clima do ICLEI América do Sul, Camila Chabar.

 

O evento contou com a participação virtual do Head da Cooperação da União Europeia no Brasil, Stefan Agne, do Secretário Executivo ICLEI SAMS, Rodrigo Perpétuo, do secretário de Meio Ambiente do Recife, José Neves Filho, do secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Mário de Lacerda Werneck Neto, e outros secretários da pasta ambiental que integram o Urban-LEDSII no Brasil.

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel