Equipe do Plano de Manejo do Recife troca experiências com instituições em São Paulo

A comitiva se reuniu com a Fundação SOS Mata Atlântica, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo e a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente da capital paulista

Compartilhar conhecimentos sobre processos de elaboração de Planos de Manejo de Unidades de Conservação (UCs) e de Planos Municipais da Mata Atlântica foi o objetivo das visitas de intercâmbio realizadas pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente da Prefeitura do Recife, em São Paulo. Os encontros com as instituições paulistas, que ocorreram ao longo de três dias, foram encerrados nesta sexta-feira (10).

O secretário executivo de Controle Ambiental, Carlos Ribeiro, e a gerente de Unidades Protegidas, Maíra Braga, participaram de reuniões com a Fundação SOS Mata Atlântica, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo e a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, para conhecer melhor as experiências destas instituições.

"Vemos que estamos num caminho muito parecido, na busca de fazer Planos de Manejo mais simplificados e aplicados à efetiva gestão, ao mesmo tempo que se assegure a qualidade técnica de participação social" - disse Ribeiro.

O Recife está elaborando os Planos de Manejo das suas 25 Unidades de Conservação, o que na prática implica na melhor instrumentalização para o planejamento e gestão de suas porções de Mata Atlântica. "Como estamos trabalhando um Plano Estratégico, com uma visão integrada destas áreas, esse processo pode resultar também no Plano Municipal da Mata Atlântica do Recife”, complementa Maíra Braga.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo está desenvolvendo uma nova metodologia de elaboração de Planos de Manejo, que já colocou em prática em seis UCs, que estão em fase de apreciação pelo Consema.

A Fundação SOS Mata Atlântica apresenta uma experiência de atuação e apoio a UCs municipais neste bioma, além de trabalhar junto a diversas instituições a elaboração de Planos Municipais da Mata Atlântica. O município de São Paulo, por sua vez, publicou este ano seu Plano Municipal da Mata Atlântica, no qual as UCs têm um importante papel.