Evento do Dia Internacional da Terra chama atenção para as mudanças climáticas

Em alusão ao Dia Internacional da Terra, a iniciativa LAIF, com apoio da Prefeitura do Recife,  está organizando uma ação cidadã: "Recife e você perante as alterações climáticas"

Nos dias 23 e 24 de abril,  em alusão ao Dia da Terra, celebrado nesta sexta-feira (22), o Museu do Cais do Sertão será palco para os recifenses  refletirem sobre sua própria cidade e a sua relação com o meio ambiente. Sob a premissa "Sua cidade e você diante da mudança climática, como você quer que Recife seja em 2030? Todos os cidadãos serão convidados a intervir, deixar as suas ideias e sonhos  no trabalho apresentado pelo artista de arte urbana João Lelo e propor mudanças que gostariam de fazer para tornar a cidade mais sustentável.  A ação se enquadra dentro da iniciativa LAIF sobre Cidades e Mudanças Climáticas, que visa promover o desenvolvimento sustentável, de baixo carbono e resistente ao clima nas cidades da América Latina e tem o apoio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

A iniciativa internacional é financiada pela União Europeia e implementada pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e pelo CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina - e se concentra na implementação de projetos de prevenção, mitigação e adaptação às mudanças climáticas em cidades da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador e Peru para aumentar a conscientização e o conhecimento na região sobre as questões climáticas, bem como para fortalecer as capacidades para uma implementação mais eficaz das políticas públicas.

Para o evento no Recife, João Lelo será o colaborador, artista carioca autodidata. Mais conhecido por seu trabalho de arte urbana, que realiza desde 1999. Sua produção abrange murais, pinturas, desenhos, gravuras, vídeos e mais recentemente esculturas e objetos. Suas obras têm como característica as composições dos animais e pessoas, escolhidos por terem uma simbologia interessante e que possam ser retratados de forma sintética, representados pela interação de formas chapadas, texturas e padrões, alguns criados e desenvolvidos pelo artista, outros reaproveitados de algum material encontrado. Seus trabalhos já foram exibidos em exposições e publicações no Brasil, Argentina, Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Áustria, Grécia e África do Sul. E seus murais podem ser vistos por todo o mundo, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde ele tem seu estúdio atualmente.

Econúcleo Jaqueira -  Para celebrar o Dia Internacional da Terra, o Econúcleo Jaqueira, na zona norte da cidade, também estará com uma programação especial. No sábado (23), o equipamento ambiental vai oferecer uma visita ao Centro Educativo de Energia Renovável e Mudança do Clima, após acontecerá uma palestra com o arte-educador Filipe Júnior sobre os impactos do efeito estufa e como podemos amenizar esse problema. No período da tarde, os visitantes poderão participar de uma trilha temática conhecendo as árvores do Parque e como a flora do planeta ajuda no equilíbrio climático. Para encerrar a programação, acontecerá uma visita ao viveiro de plantas medicinais e ao minhocário, seguida de um bate-papo com a personagem Beeeezuuu, uma abelha que vai explicar a importância da polinização das plantas, com o arte-educador Álcio Lins. O espaço funciona das 09h às 16h, com todas as atividades gratuitas.

Para mais informações sobre o evento e a iniciativa: https://www.caf.com/es/actualidad/eventos/2022/04/recife-y-tu-frente-al-cambio-climatico/#%C2%A1participa!-module

Sobre o CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina

A CAF é uma instituição financeira multilateral que apoia o desenvolvimento sustentável de seus países acionistas e a integração regional, composta atualmente por 19 países da América Latina, Caribe e Europa. Seus associados são Argentina, Barbados, Bolívia, Brasil, Costa Rica, Colômbia, Chile, República Dominicana, Equador, Jamaica, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Espanha, Trinidad & Tobago, Uruguai e Venezuela.

Sobre a Agência Francesa de Desenvolvimento – AFD

A AFD é uma instituição pública do governo francês, que financia projetos de desenvolvimento a longo prazo há mais de 70 anos para combater a pobreza e contribuir para o crescimento econômico e social sustentável e para a preservação do meio ambiente.

Sobre a União Europeia

A UE é uma associação econômica e política de 27 países europeus que delegaram parte de sua soberania a instituições comuns para tomar decisões democraticamente sobre assuntos de interesse comum. A UE promove ativamente os direitos humanos e a democracia, e tem as metas mais ambiciosas do mundo para a redução das emissões e para combater a mudança climática.