Fim de semana com caminhada ecológica, oficinas e palestras no Jardim Botânico e Econúcleo Jaqueira

Programação promovida pela Prefeitura do Recife é gratuita e contempla adultos e crianças

Quem estiver procurando diversão, conhecimento e, ainda, entrar em conexão com a natureza neste final de semana, a pedida é visitar o Jardim Botânico do Recife (JBR), na Zona Oeste, e o Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte. Os equipamentos de educação ambiental da Prefeitura do Recife estarão com uma programação que contam com atividades lúdicas e ecológicas para adultos e crianças, que vão desde oficinas até trilha ambiental.

No sábado (20), no JBR os visitantes poderão conferir a caminhada ecológica pelos jardins. A trilha começa às 9h30 e proporcionará ao visitante a experiência da caminhada dentro da Mata Atlântica aproveitando de maneira tranquila e educativa o meio natural. Além disso, irão conhecer os jardins de cactos e o jardim sensorial que possibilitará o contato com várias texturas, odores e sabores. A trilha se encerra com uma visita ao orquidário que abriga um acervo científico com mais de 250 espécimes de orquídeas catalogadas e registradas.

A diversão continua no domingo (21), com a oficina de percussão corporal. A atividade, direcionada a pessoas de todas as idades, começa às 11h e nela, os visitantes irão participar de uma experiência musical através de gestos e movimentos corporais produzindo os sons da natureza. No mesmo dia, quem quiser conhecer mais sobre os projetos desenvolvidos pelo Jardim Botânico do Recife (JBR) que contribuem para o combate às desigualdades sociais, poderá participar da palestra sobre: Jardinagem e sua importância social na geração de emprego e renda. A atividade, que faz parte da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, vai rolar a partir das 10h e é gratuita. Para participar, basta chegar com antecedência no JBR e garantir uma das 30 vagas.

Já quem preferir curtir o final de semana no Econúcleo Jaqueira poderá conhecer mais sobre cultivo de plantas, características dos grupos vegetais, conservação e seu uso na culinária e artesanato, dentre outros tópicos. A ação, que acontece sábado (20), das 09h às 12h, é organizada pela UFRPE e contará também com um mural interativo sobre os diferentes biomas presentes em Pernambuco e estande fotográfico sobre evolução de grupos vegetais como: briófitas, gimnospermas e samambaias. No mesmo dia, os visitantes também poderão conferir a esquete teatral “O monstro do esgoto” apresentada pelo grupo Luau-Proativa. O espetáculo, direcionado ao público de todas as idades, abordará os temas de poluição das águas, descarte correto dos resíduos sólidos e sustentabilidade. A atividade também é gratuita e tem início às 15h30.

No domingo (21), o Econúcleo Jaqueira abre suas portas para quem quiser participar da oficina de hortas caseiras com trilha ambiental, a partir das 10h. A atividade mostra as técnicas de plantio e como usar materiais recicláveis para realizá-lo em casa, desde o cultivo da semente até o desenvolvimento da planta. Após a prática, os participantes fazem uma breve caminhada entre as árvores conhecendo as espécies e se conectando com a natureza.

Confira a programação completa dos Econúcleos neste fim de semana:

Jardim Botânico, Sábado (20)
09h – Embolada da Coleta Seletiva
09h30 -  Caminhada Ecológica aos Jardins (Orquidário, Sensorial, Cactário) Visita Guiada com monitoria (inscrição na portaria - 10 a 30 pessoas)
11h - Oficina de Percussão Corporal
13h30 – Vozes do Meio “Sarau Ambiental”
14h10 – Jogo Recife Sustentável
15h – Com pet ao meio: oficina de percussão com garrafa PET + percussão corporal

Domingo (21)
09h – Vozes do Meio “Sarau Ambiental”
10h30 Oficina de criação literária: natureza poética
11h – Com pet ao meio: oficina de percussão com garrafa PET + percussão corporal
13h30 – Embolada “Um Pé de Quê?
14h – Caminhada Ecológica aos Jardins (Orquidário, Sensorial, Cactário) Visita Guiada com monitoria (inscrição na portaria- 10 a 30 pessoas)
15h – Oficina de criação literária: natureza poética

Jardim Botânico do Recife
BR ­232, km 7,5 - Curado