Geraldo alerta para efeitos das mudanças climáticas em posse como presidente do ICLEI para a América do Sul

Prefeito está em Bonn, na Alemanha, onde participa do 10º Congresso Global de Resiliência Urbana e Adaptação, a convite da ONU e destacou importância de se discutir os impactos das mudanças climáticas para conter os transtornos que têm acometido as grandes cidades, inclusive o Recife

BONN (ALEMANHA) - As mudanças climáticas e a adaptação das cidades aos seus efeitos nortearam o discurso de posse do prefeito Geraldo Julio como presidente do ICLEI para a América do Sul, durante o 10º Congresso Global de Resiliência Urbana e Adaptação. A cerimônia aconteceu na cidade de Bonn, na Alemanha, e o prefeito defendeu a importância de discutir abertamente os impactos das mudanças climáticas. Para o prefeito, as alterações no clima já começam a ser sentidas pela população, como na quinta-feira 13 de junho, no Recife, quando a cidade registrou 230 milímetros de chuva, quantidade considerada atípica para o período, em 8 pluviômetros foram registrados 70mm no período de 1 hora.

Geraldo já teve reunião bilateral com o presidente Global do ICLEI, Ashok Sridharan, prefeito de Bonn. Participaram da posse do prefeito, Verónica Árias, ex-secretaria de Meio Ambiente de Quito, representando Maurício Rodas, o ex-presidente do ICLEI para a América do Sul e ex-prefeito de Quito, Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do ICLEI para a América do Sul, José Manuel Corral, prefeito de Santa Fé (Argentina), e Ramóm Javier Mestre, prefeito de Córdoba (Argentina), além de representantes do Peru, Colômbia, entre outros países. Segundo o prefeito, a eleição dele como presidente do Comitê Regional do ICLEI para a América do Sul coloca o Recife no centro desse debate e permite ainda o acesso a financiamentos para investimentos em projetos na área. O comitê sul-americano abrange 75 governos locais e o grupo se reunirá anualmente de forma presencial e trimestralmente em audiências virtuais.

"Prefeitos de vários lugares do mundo estão reunidos aqui na Alemanha para discutir as mudanças climáticas e seus transtornos. Vimos, recentemente, as chuvas que causaram desastres no Rio de Janeiro e em São Paulo. No Recife, também tivemos problemas com as chuvas, por isso é tão relevante discutir este tema", afirmou Geraldo Julio. "A Organização das Nações Unidas (ONU) se preocupa com isso e existe uma rede de municípios em todo o mundo, o ICLEI, que também encabeça essas discussões. Esta reunião é importante e é uma responsabilidade muito grande, por ser um prefeito do Brasil nesta missão. Com isso, trilhamos o caminho certo para diminuir os transtornos que a crise climática está causando no mundo e, por consequência, na nossa cidade também", acrescentou o prefeito, que viajou para a Alemanha a convite da ONU.

Na primeira reunião do Comitê Executivo Geral (GexCom) com Geraldo à como representante da América do Sul, participaram 30 prefeitos de outras cidades do mundo que integram o ICLEI. A programação do prefeito teve ainda a participação do Fórum de Finanças, um dos mais importantes do evento. E, durante a estadia de Geraldo em Bonn, ele discutiu parcerias como no Instituto de Desenvolvimento Alemão, uma vez que o Recife tem projeto com apoio do Instituto.

Recife foi indicado pelas demais cidades participantes para liderar o Conselho Regional da América do Sul pelo pioneirismo e efetividade de políticas públicas na área de sustentabilidade, em especial no controle e redução da emissão dos Gases do Efeito Estufa e no enfrentamento às Mudanças Climáticas.