Hora do Planeta

No sábado (25), das 20h30 às 21h30, a Prefeitura do Recife vai aderir à Hora do Planeta 2017 não apenas apagando as luzes de seu edifício-sede, mas também com uma programação ambiental-cultural no Cais do Imperador, no bairro de Santo Antônio, no Centro.

O espaço público municipal, inaugurado em outubro, será palco de sarau poético, sessão de filmes, show e observação do céu noturno.  No lugar de utilizar a rede elétrica, o projetor será movido à energia gerada por três bicicletas estacionárias. A ideia é disponibilizá-las para que o público realize uma pedalada sustentável, transformando o movimento das rodas em eletricidade.

Os filmes de curta-metragem serão exibidos em um telão às margens do Rio Capibaribe. Em seguida será promovido um Abraço da Hora, para que os participantes se unam em favor do Planeta. Quando as luzes retornarem, às 21h30, a cantora Isadora Melo fará uma apresentação. Durante o evento, haverá observação astronômica.

A adesão à Hora do Planeta, ação global promovida pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), é uma das ações na Prefeitura do Recife no campo de mitigação das dos efeitos das Mudanças Climáticas Globais, causadas pelo aumento, na atmosfera, dos gases de efeito estufa (GEE).

Nesse campo, Recife lançou, em dezembro de 2016, Plano de Redução de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) - Recife Sustentável e de Baixo Carbono. E, desde abril de 2014, conta com a Política de Sustentabilidade e de Enfrentamento das Mudanças Climáticas do Recife (Lei Nº 18.011/2014), que estabelece instrumentos para a implementação, em nível municipal, de ações sustentáveis e de enfrentamento ao fenômeno do aquecimento global.

Desde a publicação da lei, a prefeitura já realizou dois inventários de emissão de gases de efeito estufa da cidade do Recife. A eficiência energética para a redução do consumo também foi objetivo de um termo de cooperação firmado em fevereiro de 2017 entre a Prefeitura do Recife e a Celpe.

O acordo contempla a troca de 7,5 mil lâmpadas convencionais por lâmpadas LED e de 49 aparelhos de ar-condicionado no edifício-sede da PCR e na sede da Emlurb.  A meta é atingir uma redução de 20% no consumo de energia.

Em março de 2017, a Prefeitura do Recife assinou acordo com o Ministério de Meio Ambiente (MMA) para a implantação de projeto de eficiência energética em duas unidades de saúde do Recife - as Policlínicas e Maternidades Professor Arnaldo Marques, no bairro do Ibura, e Professor Barros Lima, em Casa Amarela.

A Estação Ecoturística Cais do Imperador, espaço público inaugurado em dezembro de 2016, proporciona uma das mais belas vistas da cidade e também atende padrões construtivos sustentáveis. Com 598 metros quadrados, utiliza lâmpadas LED, mais econômicas, e conta com estação de bombeamento e tratamento de esgoto, além de telhado verde. No local há um café-bar. A empresa, além de pagar um valor mensal à prefeitura, se responsabiliza pela manutenção e vigilância do local.

ADESÃO

A iniciativa, capitaneada no Recife pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, tem a adesão de várias instituições.  Também apagarão as lâmpadas o Fórum Thomaz de Aquino, a TV Globo (torre da antena de transmissão do bairro de Santo Amaro), Paço Alfândega e Livraria Cultura do Bairro do Recife, Torre Malakoff, Shopping Riomar e Shopping Recife.

Serviço:

O quê: Hora do Planeta

Quando: sábado, 25 de março de 2017

Onde: Cais do Imperador (Avenida Martins de Barros, Bairro de Santo Antônio

Programação:

20h30 - Sarau Poético com Clécio Rimas e Luna Vitrolina

20h50 - Sessão de filmes com pedalada sustentável

Que lixo é esse? (animação/Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife /2015/2’30’’)

O grande evento (animação/Atail Menezes/2012/ 1’)

Planeta Terra (animação / direção coletiva / 1986 / 8’)

Histórias Contaminadas (animação /Denis Chapon/2014/ 9’)

Sobre a Faixa (curta/Jacaré Filmes/2014/ 2’20’’)