JBR realiza expedição na Paraíba para coleta de sementes de arborização e de espécies ameaçadas de extinção

Analistas do JBR coletaram cerca de 24 espécies, algumas serão implantadas no novo Jardim Temático do local, o Jardim da Caatinga.

 

Analistas do Jardim Botânico do Recife, Jefferson Rodrigues Maciel e Bruno Viana realizaram uma expedição, no município de Serra Branca, na Paraíba, para coleta de sementes de arborização e espécies ameaçadas de extinção. Alguns dos materiais coletados serão implantados no novo jardim temático do JBR, o Jardim da Caatinga, que vai dispor de espécies que ilustram a caatinga.

Cerca de 24 espécies foram coletadas, sendo 8 em forma de propágulos/plantas e 16 em forma de sementes. Dentro deste número, a Solanum kabrense, popularmente chamada de jurubeba-braba, da família Solanaceae, encontra-se ameaçada de extinção e será monitorada pelos analistas do Jardim. Outro destaque da coleta foi a planta Harpochilus neesianus, espécie endêmica da caatinga.

O analista Bruno Viana explica a importância da expedição para o Jardim Botânico do Recife. “A coleta foi bastante proveitosa. Superou nossas expectativas. E ter localizado a população de uma espécie ameaçada de extinção da caatinga, além de outras espécies raras, foi muito importante para o Jardim Botânico cumprir sua missão e reforçar sua relevância no cenário nacional.  Além disto, a área se mostrou promissora para um monitoramento permanente de matrizes para futuras coletas de sementes”, disse.

Atualmente, o Jardim Botânico conta com quatro jardins temáticos: Jardim de Palmeiras, Jardim de Plantas Medicinais, Jardim de Plantas Tropicais e Jardim Sensorial.  Seguem as informações sobre cada um deles:

Jardim de Palmeiras

O Jardim de Palmeiras reúne as principais espécies da família botânica Arecaceae, tanto as que ocorrem naturalmente nas florestas brasileiras como as trazidas de outros países. São mundialmente reconhecidas por suas formas majestosas e pelo seu grande valor paisagístico, sendo utilizadas na ornamentação de praças, parques, ruas e jardins. No seu ambiente natural, essas palmeiras cumprem uma importante função ecológica, servindo de abrigo e alimento para inúmeras espécies da fauna.

 

Jardim de Plantas Medicinais

Abriga mais de 40 espécies de plantas utilizadas tradicionalmente na prevenção e tratamento de doenças. Tem como objetivo valorizar o conhecimento popular.

 

Jardim de Plantas Tropicais

O jardim de flores tropicais é uma área que se destaca por sua exuberância paisagística, sendo destinado, principalmente, a momentos de contemplação. Reúne flores vistosas e de rara beleza.

Jardim Sensorial

 

Este local foi concebido para que as pessoas, particularmente as com alguma deficiência, descubram as nuances das plantas e do seu ambiente natural através do cheiro, do toque, do som ou de um olhar atento. Por isso, as plantas expostas são de diferentes espécies, que proporcionam o contato com várias texturas, odores e sabores. Também há o som de uma pequena cascata e o clima da floresta que podem ser percebidos.

 

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel