José Neves participou do Workshop de Capacitação e Identificação de Necessidades em Pernambuco

 

Encontro faz parte parte das atividades do projeto Under2Coalition, liderado pelo The Climate Group

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, José Neves Filho, participou da abertura do “Workshop de Capacitação e Identificação de Necessidades em Pernambuco” na manhã desta quarta-feira (3), às 8h30, na vice-governadoria/SDEC. O workshop forma parte das atividades do projeto Under2Coalition, liderado pelo The Climate Group, e tem por objetivo apresentar a importância da criação e implementação de um sistema de Monitoramento, Relatoria e Verificação (MRV) no Estado de Pernambuco. O secretário de Meio Ambiente do estado, José Antônio Bertotti Júnior, o secretário deCiência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa, e o secretário executivo de energias – da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo de Pernambuco, acompanharam toda a discussão em torno do assunto.

"No estudo do Plano de Redução de Emissões de Gases e Efeito Estufa elaborado pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que aponta as principais ações de combate às mudanças climáticas a serem adotadas na cidade, estão elencados quatro setores estratégicos: mobilidade urbana; resíduos e saneamento; energia; e desenvolvimento urbano sustentável. A média de 2015 de emissão de gases do efeito estufa é de 2 milhões e 916 mil toneladas de carbono. Transportes em torno de 55%, resíduos em torno de 20% e energia 25%", disse o secretário José Neves Filho.

Recife vai servir como cidade modelo para o Under2Coalition devido a seus grandes avanços na agenda climática como seu Plano de Redução de Emissões de Gases e Efeito Estufa, que aponta as principais ações de combate às mudanças climáticas a serem adotadas na cidade; assim como o Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa da Cidade realizado desde 2013.  Inclusive, a capital Pernambucana foi uma das primeiras cidades do mundo a contar com um inventário produzido de acordo com o Protocolo Global de Comunidades e possui grandes avanços na agenda climática devido a que é uma das cidades modelo do projeto Urban-LEDS, implementado pelo ICLEI-Governos Locais pela Sustentabilidade, que apoia aproximadamente 60 cidades do mundo na condução de suas estratégias climáticas alinhas ao Acordo de París. "O objetivo é reduzir as emissões com metas claras para reduzir o grau de temperatura da atmosfera. Desde 2011, temos Plano Estadual de Enfrentamento às Mudanças Climáticas. Vamos dar início ao processo que atualiza o nosso plano.  A missão é comunicar como cada pernambucano pode contribuir para essa mudança, será com o reflorestamento ou com a separação do lixo em casa. É importante que todos façam parte das iniciativas", explicou secretário de Meio Ambiente do Estado, José Antônio Bertotti Júnior.

 

“A Amazônia e o Nordeste constituem o que poderia ser chamado de climatic change hot spots e representam as regiões mais vulneráveis do Brasil às mudanças do clima. Além disso, Pernambuco possui, pelos critérios de índice de aridez, 135 municípios em áreas suscetíveis ao processo de desertificação, correspondendo a 90,68% da superfície do estado. Por isso, a gestão ambiental do estado tem que trilhar um caminho com a elaboração do inventário de emissões desses gases, o estabelecimento de metas claras de redução, através de um plano de mitigação e adaptação do ambiente costeiro, plano de mitigação e adaptação do semiárido, Incentivo à economia verde e tecnologias de baixo carbono, monitoramento e divulgação da implantação da política, e apoio aos municípios para implementação da política de mudanças climáticas”, disse Inamara Mélo.

 

 

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel