No último fim de semana do ano, equipamentos ambientais da PCR contam com programação diversificada

Além do contato com a natureza, o público poderá conferir a apresentação de mamulengos, oficinas, caminhadas ecológicas e pastoril.

 

Já sabe como aproveitar o último final de semana do ano? A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA), preparou uma programação diversificada para encerrar o ano com chave de ouro no Jardim Botânico, Zona Oeste, e no Econúcleo Jaqueira, Zona Norte da cidade. Além do contato com a natureza, o público poderá conferir a apresentação do espaço sustentável com teatro de mamulengos "A maior rosa do mundo”; oficinas; trilhas; meditação e muito mais. Todas as atividades são gratuitas e voltadas para o público em geral.

No sábado (29), o Jardim Botânico do Recife vai se despedir das atividades deste ano com muita diversão e agitação. No roteiro, está a oficina de percussão corporal "PET ao meio". A partir das 15h, os visitantes vão poder participar de uma experiência cheia de sons e melodias através dessa oficina que abordará os temas de reciclagem e reutilização de resíduos, utilizando garrafa PET, música e muita diversão.

Já no domingo (30), acontecerá a oficina de mudas "terra e vida" que vai ensinar de forma prática e divertida a como usar materiais recicláveis para fazer o plantio em casa ou no apartamento, desde o cultivo da semente até o desenvolvimento da planta. A atividade começa às 10h e é inteiramente gratuita.

Outra opção para desfrutar o último final de semana de 2018 é no Econúcleo do Parque da Jaqueira. No sábado (29), às 9h,  o visitante poderá conferir uma apresentação especial de teatro com mamulengos que irá tratar do cuidado com a natureza e seus benefícios. A peça “A maior rosa do mundo”, adaptada de um conto do autor José Saramago, contará a história de um garotinho que inicia sua jornada de descoberta do mundo e no meio de sua andança se depara com uma rosa abandonada. Ao cuidar dela, o garoto recebe em troca, também o cuidado da planta, que lhe protege ao longo da aventura.

Além disso, os visitantes vão poder conferir uma oficina de malabares super legal, com início às 11h, que ensinará as técnicas da produção de objetos de malabarismo utilizando resíduos sólidos de materiais recicláveis. Ao final da atividade, o público ainda poderá aprender a como manusear os objetos.

Por fim, no domingo, o público poderá se emocionar e curtir o pastoril do “Velho Reciclado”, que ocorrerá às 15h30. O espetáculo vai recontar de forma criativa essa tradicional história, adicionando os elementos da consciência ambiental e dos problemas causados pelo descarte incorreto do lixo. Com direção e roteiro de Tales Ribeiro, a apresentação será estrelada pelos arte educadores Aldeline Silva; Pollyanna Cabral; Simone Santos e Tales Ribeiro.

 

Confira a programação completa nos Econúcleos:

 

Econúcleo Jaqueira, Sábado (29)

09h – Apresentação do espaço sustentável com teatro de mamulengos “A maior rosa do mundo”

10h – Trilha Ambiental + oficina de mudas

11h - Oficina de criação “Arte no Meio”

14h -  Histórias Cantaroladas

15h –  Trilha ambiental “pés na terra”

16h – Mesa Sonora: vivências ambientais musicais

 

Domingo (30)

09h – Meditação com o grupo Sahaja Yoga

10h – Torneio de Jogos Digitais

11h - Resíduo nos eixos: oficina de malabares

14h - Sala de ECOinteratividade + Historias Cantaroladas

15h30 –  Pastoril do Econúcleo

16h – Torneio de Jogos Digitais

 

Econúcleo Jaqueira

R. do Futuro, 959 - Jaqueira

De quinta à domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita

 

Jardim Botânico, Sábado (29)

09h - Vivência Ambiental de Expressão Corporal + improviso teatral

11h - Resíduo nos eixos: oficina de malabares

13h30 – Acolhimento com Sarau Ambiental  + Caminhada Ecológica aos Jardins (Orquidário, Sensorial, Cactário) Visita Guiada com monitoria (inscrição na portaria- 10 a 30 pessoas)

15h - Com pet ao meio: oficina de percussão com garrafa PET

 

Domingo (30)

09h – Acolhimento com Dr. Natureza + trilha selvagem

10h – Oficina de compostagem + oficina sensorial no jardim de fitoterápicos

13h30 – Oficina de compostagem  + Caminhada Ecológica “trilha selvagem”

15h – Oficina de mudas “terra e vida”

 

Jardim Botânico do Recife

BR ­232, km 7,5 - Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

Entrada gratuita

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel