Nova iluminação no Baobá

Fotos: Wesley D'Almeida/PCR

O Jardim do Baobá ganhou novos equipamentos para garantir mais segurança e comodidade para a população. O espaço público, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife (SDSMA), localizado no bairro das Graças, Zona Norte do Recife, recebeu iluminação e dispõe agora de acesso a Wi-Fi gratuito. Foram instalados 12 postes, 3 refletores e um ponto da rede Conecta Recife. Câmeras de segurança também serão posicionadas no local.

O sistema de iluminação é composto por lâmpadas LED e funciona por meio de célula fotovoltaica. As luzes são acionadas através de um mecanismo que detecta quando começa a escurecer, garantindo uma maior eficiência energética. Os postes e refletores têm uma localização não direcionada para a copa das árvores e para o mangue, evitando que os animais que habitam a região sejam perturbados, como a capivara e a garça-branca.

A rede de Wi-Fi disponível no Jardim oferece 10 mega para acesso gratuito, 24h por dia, e é uma iniciativa da Empresa Municipal de Informática (Emprel). Ao todo o Recife já possui 138 pontos. Os lugares que receberão os equipamentos de monitoramento de imagens estão sendo estudados pela equipe da SDSMA.

PARQUE CAPIBARIBE

O Jardim do Baobá é a primeira etapa do Parque Capibaribe, projeto realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife em parceria com o INCIT/UFPE, que visa criar áreas verdes, próximo às margens do rio, oferecendo para a sociedade um contato maior com a natureza. Posteriormente, o Jardim será ligado ao segundo trecho da obra, a Via Parque, que interliga as pontes da Torre e Capunga.

O secretário executivo de Projetos Especiais da SDSMA, Romero Pereira, explica que o parque, quando totalmente implantado, cobrirá o tratamento urbanístico e ambiental de 30 quilômetros de margens do Rio Capibaribe. "Mais que um parque, o projeto já é um importante instrumento  de redesenho e integração urbana", explica.