Nove artesãs do Prodarte expõem trabalhos na Fenahall 2019

Fotos: Lú Streithorst/PCR

Nove artesãs vinculadas ao Programa de Desenvolvimento do Artesanato (Prodarte) expõem seus trabalhos na décima sexta edição da Fenahall, tradicional feira que teve início nesta sexta-feira (11) e vai até o dia 20 de janeiro, no Classic Hall. No estande da Prefeitura do Recife, as profissionais comercializam produtos como bolsas, acessórios para cabeça, bijuterias, patchwork, porcelanato e peças customizadas sobre a cultura do Nordeste.

As empreendedoras participantes foram selecionadas por uma curadoria especializada. A artesã paraense Cândida Duarte, de 71 anos, trouxe suas porcelanas para o evento. “É primeira vez que eu participo de uma feira tão grande. A oportunidade veio em um momento bom da minha vida, pois é um auxílio financeiro importante. O Prodarte me ajuda em todos os aspectos”, destaca.

“Adoro as feiras que o programa oferece pra gente e hoje tivemos a oportunidade de participar de uma grande feira. Participo há dois anos e todo dia é um aprendizado diferente”, diz a artesã participante Isaurora Pereira, de 60 anos.

Desde o ano passado no programa da Prefeitura, a também artesã Vanda Lúcia, de 67 anos, fala sobre sua trajetória no ramo. “O artesanato entrou na minha vida quando eu ganhei um cachorro e comecei a fazer roupinhas para ele. Depois comecei a comercializar roupas para pets. Estou radiante com a oportunidade que o Prodarte me oferece”, afirma.

PROGRAMA - Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, o Prodarte fomenta o artesanato do Recife, por meio do apoio aos artesãos cadastrados, do fortalecimento da geração de renda e da divulgação cultural do município. A equipe do Prodarte orienta e apoia a produção artesanal, bem como facilita o acesso a feiras e capacitações.