Oficina de mini hortas e Pocket Show garantem lazer neste final de semana

Os visitantes dos equipamentos de educação ambiental poderão conferir diversas atividades para todos os públicos de maneira gratuita.

MEIO AMBIENTE - Quem estiver a procura de diversão, conhecimento e ainda quiser expandir a conexão com a natureza neste fim de semana, a pedida é visitar os equipamentos de educação ambiental da Prefeitura do Recife. O Jardim Botânico (JBR), na Zona Oeste, o Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte e o Centro de Atendimento ao Turista Ambiental (CAT Ambiental), na Zona Sul, estarão com uma programação diversificada que contam com atividades lúdicas e ecológicas para crianças e adultos de todas as idades. Os visitantes vão poder conferir de contação de histórias e caminhada ecológica até oficina de mudas e meditação, tudo oferecido de maneira gratuita.

O Econúcleo do Parque da Jaqueira sediará no sábado (13), às 15h, um Pocket Show que promete aguçar a imaginação da garotada e ainda trazer conhecimento ambiental. A apresentação “Show de Minhocas” irá utilizar fantoches para mostrar aos pequenos o funcionamento do minhocário de forma lúdica, através de contação de história e muita música. No período da manhã, ainda rola trilha ambiental e oficina sensorial com plantas medicinais, às 9h.

Já no domingo (14), tem histórias cantaroladas, que acontece às 15h, e vai utilizar voz e  violão para abordar temas de preservação ambiental e sustentabilidade. O artista, Talis Ribeiro, encantará o público com estórias curtas e poemas ao ritmo de diversas  canções.

Para quem curte plantas e gosta de cultivá-las, o Jardim Botânico oferece no sábado (13) uma oficina de mini hortas, às 14h10. Os participantes vão aprender todas as técnicas de plantio e cultivo necessárias para criar uma horta em casa ou no apartamento utilizando materiais recicláveis. Ainda no sábado, vai rolar uma oficina de malabares que ensinará a produzir o brinquedo utilizando resíduos sólidos de materiais recicláveis e, ao final da prática, os participantes ainda poderão aprender as técnicas de manuseio do objeto.

No domingo, todo mundo poderá se divertir com a atividade “Borboletando entre as árvores do Jardim”, às 10h. A prática, que combina caminhada ecológica com oficina artística, convida os visitantes para uma caminhada ecológica onde conhecerão a fauna e flora da Mata Atlântica e a importância das borboletas para o equilíbrio do meio ambiente. Logo após, irão aprender a como confeccionar imãs em formas de borboletas através do reaproveitamento de folhas de acetato (raio X), material extremamente nocivo à natureza e que leva cerca de 450 anos para sua decomposição.

Por fim, no Centro de Atendimento ao Turista Ambiental (CAT Ambiental) a curtição começa às 9h e vai até às 17h, dispondo de diversas atividades, como as oficinas de horta caseira e criação de barquinhos de papel.

Confira a programação completa nos Econúcleos deste fim de semana:

Econúcleo Jaqueira, Sábado (13)

09h –  Trilha Ambiental + Oficina sensorial com plantas medicinais

10h10 –  O Meio que se conta: contação de histórias “ O sapo e a rosa”

11h – Vivência ambiental com o Capitão Natureza “Catavento”

14h – Trilha Ambiental + caça ao tesouro

15h – Pocket Show “Show de minhoca”

16h – Historias Cantaroladas

Domingo (14)

09h – Meditação com o grupo Sahaja Yoga

10h - O Meio que se conta: contação de histórias “As aventuras de Anansi”

11h – Em cena verde: Quadro de Cena em ensaio dirigido.

15h – Historias Cantaroladas

16h – Contação de histórias “O morcego e a cabaça”

15h – Histórias Cantaroladas

16h – Contação de histórias “O morcego e a cabaça”