PCR faz plantio com Exército na Avenida Norte

A Avenida Norte, uma das principais vias de ligação entre o Centro e a Zona Norte da capital pernambucana, ganhou novas árvores nesta quarta-feira (16). Ao todo, 13 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica foram colocadas nas calçadas e em um refúgio do corredor, no trecho localizado entre a Rua da Aurora e a Avenida Cruz Cabugá. A ação foi realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA), em parceria com o Exército Brasileiro.

Os soldados ajudaram a abrir os berços e a fazer o plantio, mas a parceria ainda prossegue com os cuidados necessários ao desenvolvimento das plantas. “Temos procurado estabelecer o engajamento de várias entidades e da população no cuidado com o seu entorno. Aqui, agradecemos ao Exército pelo empenho, pela atenção e pela ajuda em fazer conosco esse plantio. A prefeitura conta com um programa de arborização, mas é necessário esse engajamento para cuidar, identificar necessidades e acompanhar o crescimento das mudas para garantir o sucesso da ação”, disse o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Bruno Schwambach.

O coronel da 21ª Circunscrição de Serviço Militar (21ª CSM), Alexandre dos Santos Gallera, que acompanhou o plantio, também enfatizou os benefícios da ação conjunta. “Essa é uma parceria extremamente positiva, pois colabora com todos os cidadãos que passam por aqui e com a beleza do ambiente. Isso revigora a cidadania. As pessoas se sentem em um lugar prazeroso, um lugar com árvores. No Exército, temos o lema Braço forte com a mão amiga. Então, essa parceria com a prefeitura significa que a gente está colaborando pela cidadania e pelo bem-estar da população”, afirmou.

A iniciativa ainda contou com o apoio da Comissão Regional de Obras da 7ª Região Militar (CRO/7), cujo quartel também está localizado na região do plantio. “Estamos muito satisfeitos e feliz com essa iniciativa. Acredito que a principal mensagem que deixamos aqui é a importância de se plantar árvores para o bem da população e da natureza”, frisou o coronel do CRO da 7ª Região Luís Alves, ressaltando que essa unidade do Exército é responsável pela realização de obras na região da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte, e o vetor ambiental sempre está integrado em suas ações.

Na Avenida Norte, no bairro de Santo Amaro, foram colocadas plantas de grande e médio porte. Entre as espécies usadas, estão Ipê roxo, Pau Ferro e Pau de Jangada. Atendendo às recomendações do Manual de Arborização do Recife, as mudas utilizadas têm mais de 2 metros de altura, ou seja, elas possuem aproximadamente dois anos, o que aumenta as chances de sucesso do plantio. Os exemplares são adequados para a arborização de vias públicas e têm como principal característica a oferta de sombra.