PCR marca presença em evento que discutiu situação climática global

CB27 reuniu os dirigentes responsáveis pelas prefeituras de meio ambiente das 26 capitais brasileiras para debater medidas de sustentabilidade locais.

A cidade de Teresina, no Piauí, foi sede do 14° Encontro Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, o CB27. O evento, que ocorreu entre os dias 13 e 15, reuniu os dirigentes das pastas responsáveis pelo meio ambiente nas prefeituras das 26 capitais brasileiras e no governo do Distrito Federal para debater a respeito da redução dos reflexos da ação humana sobre o aquecimento global e o desenvolvimento sustentável.

O secretário-executivo de Meio Ambiente, Maurício Guerra, compareceu ao evento representando o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente da Prefeitura do Recife, Bruno Schwambach. “O evento deu ênfase a importância de considerar que as mudanças climáticas, antes tidas como um problema do futuro,  já batem às portas das cidades hoje e por isso é necessária a urgência de implementar as ações de preparação às mudanças climáticas e as soluções de fato para reduzir as emissões,” destacou o secretário.

O encontro este ano contou com o tema “Inovação e Soluções Locais pelo Clima”, que além de apresentar tecnologias, plataformas e aplicativos que apoiam a análise de dados e informações para agir sobre as mudanças climáticas, discutiu o intercâmbio de experiências em sustentabilidade urbana entre os órgãos e o avanço em agendas ambientais de vanguarda.

A abertura do fórum foi marcada pela assinatura do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, realizado pelo prefeito de Teresina, Firmino Filho. O tratado é a aliança global de compromissos voluntários dos governos locais, que se dispõe a lutar pela mudança climática, reduzir seus impactos inevitáveis e facilitar o acesso à energia sustentável e acessível para todos.