Planos de Manejo das Unidades de Conservação do Recife são apresentados em webinar

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Ribeiro, participou, nesta sexta-feira (15),  do  webinar “Levantamento de boas práticas estaduais de apoio às Unidades de Conservação Municipais do SNUC”, organizado pelo Instituto Ekos Brasil em parceria com a GIZ. O evento teve como objetivo compartilhar o resultado do levantamento realizado, promover a troca de experiências e levantar os desafios e oportunidades no âmbito estadual para apoio a criação e implantação de UCs municipais.

Durante o evento,  houve o debate e a reflexão, trazendo novas perspectivas para a gestão das Unidades de Conservação (UCN). Além disso, foram abordados: a relevância ambiental, social e econômica dessas áreas para  os municípios. O secretário Carlos Ribeiro, participou, juntamente com Marcela Toledo, secretária de Meio Ambiente de São João da Barra (RJ ) e de  Marina Ferrarese, Gestora do Parque Natural Municipal dos Morros, Santa Maria (RS) de uma mesa redonda virtual para discutir as potencialidades para a proteção da sociobiodiversidade e a consolidação do plano de manejo e suas ferramentas das UCNs.Na ocasião, Ribeiro apresentou o processo de elaboração dos Planos de Manejo das 25  Unidades de Conservação da Natureza (UCNs), que somadas às demais áreas verdes da cidade, como Imóveis de Proteção de Área Verde (IPAV) e arborização urbana, destacam a capital pernambucana como referência em proteção ambiental.

“Elaboramos uma metodologia específica para desenvolver os Planos de Manejo das UCNs. Investimos de fato em um formato adequado, em uma metodologia que descrevesse cada etapa, desde as tecnologias usadas, como a realização das oficinas, todo o processo para uma construção coletiva. Prezamos por fazer um trabalho técnico científico de qualidade, com ampla participação social e discussão em cada localidade específica para que houvesse o sentimento de pertencimento. Até o momento, 21 Unidades de Conservação já têm seus planos de manejo, faltam apenas quatro que já estão com os seus trabalhos técnicos concluídos”, comentou Ribeiro.