Plantio com gestantes

Gestantes atendidas pelo Programa Mãe Coruja Recife realizaram o plantio de 16 mudas de árvores nesta terça-feira pela manhã nas margens do Canal Ibiporã, no bairro da Ilha Joana Bezerra, área central. O ato, acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife, Bruno Schwambach, deu início à campanha de adoção de árvores pelas gestantes e suas famílias. 

A área fica próximo à Unidade de Saúde da Família (USF) São José do Coque, onde as gestantes estão em atendimento pelo Programa Mãe Coruja, que busca fortalecer os vínculos entre a mãe, o bebê e a família, contribuindo para a redução da mortalidade materno-infantil.As mudas, disponibilizadas pela Emlurb, são de abiu, carolina, jenipapeiro, oitizeiro, acácia-rosa, amescla-de-cheiro, pau-de-jangada e trapiá.

Além do plantio, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente está realizando atividades de arte-educação com gestantes do Programa Mãe Coruja. Toda quarta-feira, a equipe de educação ambiental da secretaria tem encontro marcado com crianças na faixa etária de 3 a 5 anos e suas mães. A cada semana a atividade é desenvolvida numa unidade de saúde diferente.

O Programa Mãe Coruja Recife, baseado na experiência bem sucedida do Mãe Coruja Pernambucana, foi implantado no Recife em 2 de Janeiro de 2014, com a inauguração do primeiro espaço, em Água Fria, na Policlínica Salomão Kelner. 

 

Hoje, são dez espaços (Santo Amaro, Joana Bezerra, Água Fria, Torrões, San Martin, Coqueiral, Brejo da Guabiraba, Macaxeira, Cohab e Ibura) espalhados pela cidade. O Espaço Mãe Coruja é um local de acolhimento e vivências que promove ações intersetoriais, com a participação de várias secretarias municipais. Atualmente, o programa possui 6.929 mulheres e 1.942 gestantes. São 4.508 crianças acompanhadas, tendo sido distribuídos 4.815 kits - com fraldas, banheiras e itens de enxoval do bebê.

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel