Prefeito entrega certificados para 3 mil estudantes do Qualifica Recife

Fotos: Andréa Rêgo Barros/PCR

Na tarde desta quarta-feira (18),  3 mil estudantes receberam das mãos do prefeito Geraldo Julio, os certificados dos cursos profissionalizantes do programa Qualifica Recife. A cerimônia, que foi realizada no Auditório Tabocas, no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), reuniu os estudantes que participaram das aulas gratuitas, que aconteceram na rede de 17 escolas profissionalizantes gerenciadas pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente. Os cursos tiveram início em janeiro e capacitaram os formandos para atuar no mercado de trabalho e criar seus próprios negócios.

"São 3 mil certificados que acabamos de entregar. São pessoas que lutaram, que precisaram se esforçar para concluir os cursos profissionalizantes, em um tempo tão difícil que a família brasileira passa. Essas pessoas saem daqui ou para serem empreendedores ou para encontrar um emprego de carteira assinada. Essa qualificação é muito importante, forma pessoas, melhora a mão de obra do Recife, e com isso melhora a economia da cidade, diminuindo a desigualdade e abrindo oportunidades", declarou o prefeito Geraldo Julio, que também garantiu que terá uma nova edição do programa de qualificação gratuita.

O programa Qualifica Recife é um programa da Prefeitura do Recife que já formou 25 mil pessoas. A iniciativa tem como objetivo capacitar a população para o mercado de trabalho e para a prática do empreendedorismo, tudo isso ofertando cursos em áreas como Administração, Informática, Indústria, Vestuário, Construção Civil, Beleza, Alimentação, Artes e Idiomas.

Ezequiel de Souza, de 26 anos, fez a capacitação do curso de Garçom e falou da alegria em ter a oportunidade de participar da formação. "Eu sempre quis aprender mais, estudar mais, e não sabia onde podia encontrar isso. Adoro gastronomia e me comunicar com as pessoas. O curso inteiro foi muito bom, com professores muito competentes. Estou muito feliz de poder ter me formado e agora ter a chance de ingressar numa área que gosto e com a qualificação adequada", afirmou.

As aulas, que são gratuitas, aconteceram numa rede de 17 escolas profissionalizantes gerenciadas pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, e tiveram 52 opções de curso, entre eles Artes Serigráficas, Mecânico de Bicicleta, Cabeleireiro, Inglês, Confeitaria, Garçom, Informática Básica, Técnicas Massoterapêuticas e Maquiagem e Penteado.

Na formatura dos estudantes, o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Bruno Schwambach, mencionou também a importância do corpo docente do programa. "Parabenizamos os alunos, que se dedicaram e se esforçaram para chegar até aqui,e que a partir de agora terão novas oportunidades no futuro. Mas agradecemos especialmente aos nossos professores, que se dedicaram diariamente à formação dessas pessoas, que foi fundamental para transformar a vida desses 25 mil estudantes que já passaram por esta iniciativa", destacou.