Prefeitura discutirá medidas de adaptação à mudança do clima no Recife

Encontro acontecerá às 14h, no Museu da Cidade do Recife, e visa apresentar propostas para um Plano de Adaptação aos efeitos climáticos

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, promove na próxima segunda-feira (10), a 15ª reunião do Comitê de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas – COMCLIMA. Nesta edição, o evento acontecerá às 14h, no Museu da Cidade do Recife, localizado no Forte das Cincos Pontas, e terá como tema: “Caminhos de adaptação para mudança do clima”.

Segundo o PBMC (Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas), Recife é a 16ª cidade do mundo mais vulnerável aos efeitos das mudanças do clima. Em razão disso, este COMCLIMA irá iniciar as discussões específicas sobre adaptação a esses efeitos na capital pernambucana, que já consolidou a política de mitigação de emissão de gases de efeito estufa através do Plano de Baixo Carbono. A abordagem de resiliência também está prevista na lei 18.011/2014, que trata da política de sustentabilidade e de enfrentamento às mudanças climáticas.

Sendo assim, o evento tem o objetivo de discutir caminhos de adaptação para a construção de uma cidade resiliente aos efeitos da mudança do clima, e debater modos para desenvolver a capacidade adaptativa e a redução dos riscos urbanos. Dentre os participantes do debate estarão a Waycarbon, empresa de referência em assessoria sobre mudanças globais do clima; O Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, além da professora Dra. Cynthia Suassuna, da UNICAP. A mediação será feita pela professora Dra. Josicleda Galvínceo, da UFPE. O evento é gratuito e aberto ao público.

COMCLIMA - O fórum é formado por entidades da sociedade civil, órgãos estaduais e federais, além de seis secretarias municipais, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, e tem a missão de estabelecer políticas e ações para o enfrentamento local do aquecimento global.

Serviço:

O que: 15ª reunião do Comitê de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas – COMCLIMA

Onde: Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas

Quando: Segunda-feira (10), às 14h