Prefeitura do Recife apresenta ações do Plano de Manejo na UFPE

Evento fez parte da VI Semana do Meio Ambiente, realizada pelo Diretório Acadêmico de Ciências Ambientais da universidade

Nesta quinta-feira (11), a Prefeitura do Recife apresentou um pouco do trabalho em andamento que busca analisar, categorizar e definir de usos e gestão das Unidades de Conservação da Natureza do Recife. A exposição foi feita pela gerente de Unidades Protegidas da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Maíra Braga, durante a VI Semana do Meio Ambiente, realizada pelo Diretório Acadêmico de Ciências Ambientais, na UFPE. O evento teve como tema as Políticas Ambientais.

Em sua palestra, Maíra Braga destacou que a política pública ambiental se faz com a participação social. “Em Recife, temos 25 Unidades de Conservação, com características diversas. É preciso olhar com cuidado para essas áreas e criar estratégias de proteção. Iniciamos o processo de elaboração dos Planos de Manejo no primeiro semestre deste ano e estamos trabalhando com a participação dos vários segmentos da sociedade. As universidades têm sido parceiras neste processo”, afirmou.

Na ocasião, o biólogo e professor da UFPE, Felipe Melo, abordou a Política Ambiental nas três esferas governamentais, provocando reflexões sobre a área ambiental. Já a geógrafa e professora da UFPE Sunamita Borges da Cost fez uma fala sobre a agricultura familiar e o agronegócio, destacando a importância de políticas que reconheçam e favoreçam a agricultura sustentável. O cientista político e também professor da UFPE, Marcos Costa Lima, fez uma abordagem sobre o capitalismo, o neoliberalismo e os impactos ambientais, a exemplo do desmatamento da Mata Atlântica.