Prefeitura do Recife inicia elaboração do Plano de Gestão Participativa dos Jardins Históricos de Burle Marx

A Prefeitura do Recife, juntamente com o Comitê Burle Marx, deu início, nesta terça-feira (14), ao processo de elaboração do Plano de Gestão Participativa dos Jardins Históricos de Burle Marx no Recife. O evento, que aconteceu no Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas), reuniu representantes da prefeitura e da sociedade civil para definir a metodologia que será aplicada na elaboração do Plano; o papel de cada órgão e trocar informações. A atividade faz parte da programação da 10ª Semana Burle Marx que começou no dia 06 de agosto e segue até esta quarta-feira (15).

Agora, além de elaborar iniciativas para a comemoração do aniversário do paisagista, o Comitê Burle Marx passa a atuar na linha da educação patrimonial e fará o acompanhamento e elaboração dos Planos de Gestão dos Jardins Históricos que deverá ser fruto de um processo de consulta coletiva, estando dividido em duas etapas de participação da sociedade: seminários temáticos e oficinas de Planejamento Participativo.

Hélvio Polito, consultor na elaboração do Plano de Gestão, adianta que acontecerão mais quatro oficinas de planejamento participativo para discutir os temas com profundidade. “Esses encontros são de esclarecimento e de troca de experiência e informações com pessoas que irão participar de todo o processo, para a gente pactuar, tanto a metodologia, como o calendário a ser feito. Pretendemos nos reunir as quartas-feiras, para discutir sobre a gestão dessas praças, educação ambiental e o papel de cada órgão nesse processo”, disse.

O vice-prefeito, Luciano Siqueira, autor da proposta que instituiu a Semana Burle Marx, pela Lei Municipal nº 17.571/2009, reforça a importância dessas oficinas para a preservação da obra do paisagista.

“Essas oficinas irão nos oferecer como produto o Plano de Gestão dos parques e praças que foram tombados, então, Recife se coloca como um exemplo para o resto do Brasil, com essa atitude de divulgar e preservar as obras e a história de Burle Marx na cidade”, comentou.

Coordenado pelo Gabinete do vice-prefeito,junto com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, o Comitê é formado por CAU-PE, Emlurb, Iphan; Fundarpe, IAB, Laboratório da Paisagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pelas secretarias municipais de  Mobilidade e Controle Urbano; Planejamento da cidade e Turismo.