Prefeitura do Recife participa do 1º Seminário Jovem Empreendedor

Evento promovido pelo Sebrae-PE teve o objetivo de incentivar o empreendedorismo entre os mais jovens (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

Cerca de 800 jovens vinculados ao ensino médio, faculdades e cursos técnicos no Recife e Região Metropolitana participaram, na manhã desta quarta-feira (7), no auditório Tabocas, situado no Centro de Convenções, em Olinda, do Seminário Jovem Empreendedor. O evento foi promovido pelo Sebrae-PE, em parceria com a Prefeitura do Recife, e teve o objetivo de incentivar o empreendedorismo entre os mais jovens e ao mesmo tempo celebrar o 7 de março, Dia Estadual do Jovem Empreendedor.

A programação do seminário, cujo tema foi “Empreendedorismo: a Mágica do Sucesso” teve uma palestra motivacional comandada por Roberto Montanha, especialista no tema, além de números de mágica com o mágico Crispim. O evento foi aberto pelo secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife, Bruno Schwambach. Ele lembrou que começou como empreendedor na área de promoção de festas e eventos. “Para ter sucesso, é necessário muito mais do que abrir seu próprio negócio. É preciso estar focado e assumir o protagonismo de forma incisiva e determinada”, ressaltou.

O secretário lembrou ainda que a atual legislação brasileira facilita a abertura de novos negócios. “Já em nossa secretaria, colocamos à disposição do usuário a Sala do Empreendedor, um espaço que oferece cursos e orientações técnicas”, resumiu. Aos jovens participantes, o secretário disse que eles podem fazer a diferença e que a Prefeitura está ali para ajudar. O gerente do Centro de Educação do Sebrae-PE, Tiago Suruagy, também saudou os participantes. “Essa palestra pode mudar a vida de vocês e o Sebrae, junto com a Prefeitura, as escolas e outras instituições parceiras, quer colaborar com essas mudanças”, garantiu.

A gestora da Sala do Empreendedor da Prefeitura do Recife, Márcia Melo. comemorou o sucesso do evento. “Esse foi o primeiro seminário temático após a criação do Dia Estadual do Jovem Empreendedor. Nós da Prefeitura e do Sebrae-PE queremos levar aos mais jovens noções básicas de empreendedorismo, pois acreditamos que o futuro do nosso Brasil está nas novas gerações e eles podem fazer a diferença”, ressaltou.

Alegre e carismático, Roberto Montanha fez os jovens rirem muito com histórias de sucesso e fracasso nas carreiras profissionais, incluindo a sua própria trajetória de ex-bancário. Entre suas frases motivacionais, ele disse, por exemplo, que as pessoas têm que fazer o seu melhor, mesmo quando os recursos sejam poucos.

“Ele é muito legal, estou gostando muito. Como sou estudante de Logística na Etepam, acho que essa palestra tem tudo a ver, embora eu só pense em abrir meu próprio negócio no futuro, após estar trabalhando”, disse Mileny Larissa, de 17 anos. Já a microempresária Mayara Gomes, de 29 anos, que faz curso de Administração numa instituição privada, a história de vida do palestrante é bastante motivadora e pode ajudar muitas pessoas que estão ali a tomar a decisão de abrir seu próprio negócio. “Para mim, todo evento desse tipo é bastante positivo”, explicou.

 

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel