Prefeitura do Recife planta mudas de espécies nativas em Brasília Teimosa

Um dos principais corredores da capital pernambucana vai ficar mais verde e arejado. A Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA) e de Turismo, Esportes e Lazer (SETUREL), em parceria com a ONG LovFútbol, realizou, neste sábado (10), um mutirão em prol da comunidade de Brasília Teimosa, Zona Sul da cidade. Na ocasião, 17 novas árvores passaram a compor a paisagem local, além da reforma de um campo no bairro.

Com o objetivo de reduzir as ilhas de calor de uma das principais avenidas do bairro, foram escolhidas mudas de pequeno, médio e grande porte para o plantio, todas nativas da mata atlântica, sendo elas Sapoti do Mangue, Pau de Jangada e Uva da Praia. Para Celeste Valença, moradora do bairro, o plantio foi um sucesso. "Estamos felizes pela ação, pois trouxeram mudas adequadas para área de praia. Agora temos que preservar, conversando e conscientizando a vizinhança quanto ao nosso papel com o meio ambiente”, comentou.

As novas plantas são adequadas para o solo salino e possuem cerca de dois metros de altura. A medida visa garantir que as plantas resistam à força dos ventos. "Esse trecho de Brasília teimosa é bastante árido, a primeira conquista é aumentar o conforto climático, proporcionar mais sombras, e melhorar a paisagem local. Estamos trazendo três espécies que resistem ao vento, à salinidade e às intemperes do mar”, disse o gestor de arborização do Recife, Ubirajara Paz.

Durante o dia, voluntários da ONG e moradores da região se mobilizaram nas atividades, como pintura, reforma da arena e plantio. O gestor de projetos da Lovfútbol, Pedro Leal, afirmou que os habitantes do bairro estão se apropriando e cuidando do espaço. “É o primeiro projeto da ONG no Recife e ver todo esse engajamento é recompensador. Alguns grupos já trabalham fortalecendo a consciência ambiental na comunidade, então juntamos esses grupos, fazendo uma rede de vizinhos que dividem funções e se mobilizam a favor do meio ambiente”, pontuou.