Prefeitura lança aplicativo para monitorar as árvores do Recife de forma colaborativa

Nova ferramenta, chamada Arborize, estimula a participação dos moradores no cuidado com a cobertura vegetal da cidade

Os recifenses já podem contar com uma ferramenta que vai auxiliar no trabalho de identificar e catalogar as espécies de árvores existentes nas vias da cidade. O aplicativo, intitulado Arborize, foi apresentado nesta sexta-feira (30), durante o plantio realizado no entorno da ONG Pequenos Profetas, no bairro de São José. O aplicativo é gratuito e está disponível nas plataformas iOS e Android.

Criado pela Prefeitura do Recife, através de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA) e a Controladoria Geral do Município, o app disponibiliza informações das árvores que existem na cidade e permite que o usuário cadastre e indique o desejo de se tornar responsável por uma árvore.

A prefeitura tem o programa de arborização, mas a gente está chamando a população para se engajar nesse processo, por isso criamos o aplicativo onde o cidadão poderá cadastrar árvores e, com isso, teremos um monitoramento em tempo real do que está acontecendo na cidade. Então pedimos o apoio da população para que baixe o aplicativo e colabore com essa iniciativa”, disse o secretário da SDSMA, Bruno Schwambach.

A inclusão de um modelo inovador vai facilitar a gestão das árvores na cidade e deixar a população ciente do processo de arborização. O sistema permite ao usuário o cadastramento de novas árvores ou que ainda não estejam cadastradas; o monitoramento e o acesso à divulgação de eventos da SDSMA e ao Manual de Arborização do Recife. Após o cadastramento, uma equipe da SDSMA vai analisar e liberar o acesso ao público.

O Arborize tem informações de cada árvore da capital pernambucana, como condições, localização e existência de predadores. Como incentivo da participação popular, a SDSMA vai destacar, através de medalhas, os usuários que estão interagindo constantemente com a plataforma digital.

O funcionamento do aplicativo é simples, basta apenas o usuário se cadastrar, fornecendo CPF, e-mail e telefone, após isso terá acesso a todas as informações disponíveis na ferramenta.

Plantio - O entorno da ONG Pequenos Profetas, localizada no bairro São José recebeu mais de 38 mudas na manhã desta sexta-feira (30). Com o auxílio dos membros da ONG e da comunidade, as equipes da SDSMA plantaram diversas espécies da Mata Atlântica de médio e pequeno porte, atendendo às especificações existentes no manual de arborização da Prefeitura. Uma vez plantadas, estas mudas serão cuidadas pelos moradores da localidade. Toda ação fez parte do projeto Verdejando da Rede Globo.

Fotos: Daniel Tavares/PCR