Prefeitura premia projetos inovadores de educação ambiental em escolas e creches

Seis escolas e uma creche de rede municipal do Recife se destacaram no desenvolvimento do programa Educar para uma Cidade Sustentável, em 2018. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA), divulgou nesta quinta-feira (06), durante a Expo Educação, a relação das instituições vencedoras que receberam um troféu pelo engajamento das atividades ambientais aplicadas ao longo do ano letivo. Ainda na noite, foram premiadas as escolas que implementaram a Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P. A solenidade foi realizada no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.

As escolas premiadas foram General Emídio Dantas Barreto (Santo Amaro); Engenheiro Edinaldo Miranda (Encruzilhada); Renato Accioly Carneiro Campos (Brejo de Beberibe), Engenho do Meio (Engenho do Meio); Casa dos Ferroviários (Coqueiral); Professor Solano Magalhães (Pina) e a Creche N. Sra. Das Dores (Apipucos). Este foi o quarto ano consecutivo que a SDSMA colocou em prática o programa “Educar para uma Cidade Sustentável”, cujo objetivo é  promover a educação ambiental nas instituições de ensino, durante o ano letivo.

Desde o início do programa, mais de 80 escolas e creches envolvidas na iniciativa desenvolveram projetos ambientais e atividades com a comunidade escolar, como plantio de árvores, implementação de hortas, apresentações artísticas, entre outras. Para Nilo Rocha, gestor de políticas sustentáveis e clima da SDSMA, o Festival foi uma importante oportunidade de prestigiar as escolas que se comprometeram com as práticas sustentáveis fomentadas pelos programas e que obtiveram o melhor desempenho na implementação das medidas. “O programa de gestão socioambiental possui 6 eixos e, nas escolas, decidimos focar na temática da coleta de resíduos para estimular a prática da separação desses materiais nas instituições de ensino. Visitamos as 10 escolas que se comprometeram com as práticas ambientais e dentre elas, as 3 premiadas hoje foram as que implementaram a coleta em suas dependências da melhor forma. A premiação foi realizada em parceria com a empresa de soluções ambientais SAGA, que coletou os resíduos e se engajou na compra dos prêmios”.

A EscolaGeneral Emídio Dantas Barreto levou o projeto“Escola Verde – projeto Escola Viva” onde se destacou pela implementação de áreas verdes, promovendo espaços de convivências que contribuem para uma maior sensibilidade ambiental. Além disso, foram realizadas requalificação da horta e plantios de espécie arbóreas. Destaque para as campanhas de práticas sustentáveis, onde a instituição distribuiu garrafas e canecas, confeccionou coletores de materiais recicláveis e implementou um sistema de coleta seletiva.

Já a Escola Casa dos Ferroviários, conquistou o prêmio com o projeto “Ambiente Preservado, rumo aos 500 anos”, no qual desenvolveu horta em pneus e um jardim de plantas ornamentais. A partir dessa iniciativa, pais e alunos começaram a discutir sobre alimentação saudável e o destaque vai para fabricação de bijuterias através de jornais e revistas.

Os pequenos alunos e os professores da Creche Nossa Senhora das Dores desenvolveram um projeto ambiental intitulado "Jardim interno-Espaço para estudo de Ciências”. Foram abordados temas ligadas a uma alimentação saudável. Outras atividades que também foram destaques neste projeto foi o Jardim das Sucatas, que consiste no recolhimento de jantes e aros de bicicletas; Beco da Reciclagem, baldes coletores de objetos e coleta de óleo de cozinha.

Além dessas, outras instituições foram premiadas com seus devidos projetos. Como exemplo, a Engenheiro Edinaldo Miranda, Reciclagem do lixo para o luxo; Renato Accioly Carneiro Campos, Corrente do Bem; Engenho do Meio, Jardim interno – espaço para estudo de Ciências, e a Professor Solano Magalhães, Projeto das águas, um mar de conhecimento.

No evento, além da premiação das escolas destaques, a Agenda Ambiental na Administração Pública também entregou o Selo A3P, um reconhecimento para nove escolas que desenvolveram programas sustentáveis ao longo do ano. Dentre as nove, também receberam um prêmio as três vencedoras da Gincana Sustentabilidade A3P, que estimula a separação de resíduos na escola.

Educar para uma Cidade – Criado em 2014, o programa Educar para uma Cidade Sustentável é uma iniciativa de educação ambiental realizada nas escolas da rede de ensino municipal pela SDSMA. Uma das diretrizes do programa é a formação de educadores ambientais. Para isso, as escolas desenvolvem ações durante todo o ano letivo e são acompanhadas pela equipe de educação da SDSMA. As atividades realizadas somam pontos para as instituições de ensino e quem tiver a maior pontuação ao final do período são consideradas Destaque do Ano.

AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ESCOLAS IMPLEMENTADAS

1. Otávio de Meira Lins

2. Severina Lira

3. Professor Antônio de Brito Alves