Resultado do Desafio EcoRecife 3.0

A Prefeitura do Recife anunciou, na tarde desta quinta-feira (13), os vencedores do Desafio EcoRecife 3.0, concurso para games ambientais que tem o objetivo de transformar a tecnologia em mais um aliado no processo de educação ambiental e desenvolvimento da consciência ecológica. A premiação aconteceu no estande da PCR na Comic Con Experience e contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Bruno Schwambach, que entregou os certificados aos cinco premiados.

Como definido no edital, todos seguiram a identidade visual da Turma do Mangue e Tal, utilizada pela Secretaria em suas ações educativas. O grande vencedor da terceira edição do Desafio EcoRecife foi o jogo “Mangue e Tal Pocket”, desenvolvido por Miguel Gonçalves Diniz e Matheus Calafange, que recebeu o prêmio de R$ 25 mil. “Os cenários do game são locais como o Parque da Jaqueira, a orla de Boa Viagem, a praça de Casa Forte e as margens do rio Capibaribe. O vilão é a ‘Perna Cabeluda’, que ataca espalhando sujeira, e o jogador tem que salvar a cidade”, explicam os criadores.

Em segundo lugar ficou o game “Mangue e Tal e o Mistério da Fábrica Sinistra”, idealizado por Felipe Andrade Bezerra. “No jogo, coisas inexplicáveis começam a acontecer em relação ao meio ambiente e a Turma precisa descobrir o que está havendo. Criei uma nova personagem, chamada Gil, que assume o papel de detetive. A ideia é superar cinco desafios, como ajudar a despoluir o rio e impedir que os robôs capturem animais, para solucionar o mistério”, explica Felipe.

Os demais vencedores foram “Invasão das Máquinas”, dos irmãos Hugo e Felipe Pereira, que ficou na terceira colocação; “Capibaribe - O Guardião da Biodiversidade”, programado por Leandro Castro Lima e premiado com o quarto lugar; e “Aventuras do Bem”, de Harrison Florêncio, selecionado como quinto melhor trabalho. A premiação total chegou a R$ 60 mil, com recursos oriundos do Fundo Municipal do Meio Ambiente.

Pelo regulamento, a história ou a aventura do jogo deve ser ambientada no Recife, de preferência usando cenários conhecidos. Devem ser respeitadas as características de cada personagem da Turma do Mangue e Tal: Jô se liga ao verde urbano, Dom à sustentabilidade, Riso aos recursos hídricos e Otto à biodiversidade. “O objetivo é chegar ao público infantil, despertando de forma lúdica o interesse pelas questões ambientais, para termos uma cidade cada vez mais sustentável”, afirmou o secretário Bruno Schwambach.

O Desafio teve o apoio da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e os jogos vencedores serão usados nas atividades do Econúcleo Jaqueira. Até o domingo (16), a SDSMA aproveita a Comic Con Experience para demonstrar experiências digitais, como o playbook da Turma Mangue e Tal, um livro interativo com jogos digitais em tablets, que combina jogos, vídeos, leitura e conscientização ambiental; o “passeio” pelo projeto do Parque Capibaribe em óculos de realidade virtual; e o aplicativo Jardim Botânico 360, que permite “visitar” o Jardim Botânico do Recife. A programação inclui também atividades educativas e Cosplay com a Turma Mangue e Tal.