SALA DO EMPREENDEDOR

 SALA DO EMPREENDEDOR

Sala do Empreendedor é um espaço da Prefeitura do Recife voltado para os micros e pequenos empreendedores, formalizados ou não, que tem como objetivo orientá-los sobre vários temas. Entre eles, linhas de financiamento; elaboração de cadastro de fornecedores; promoção de cursos de aperfeiçoamento profissional e gerencial; informações sobre o Programa Municipal de Compras Governamentais; informações sobre concessão de alvará, licenças ambientais e sanitárias e tributações. A iniciativa faz parte de uma série de ações que objetivam trazer respostas rápidas para quem quer abrir sua empresa ou que precisa de orientações para se manter no mercado.

De forma itinerante, o projeto Sala do Empreendedor nos Bairros leva os serviços oferecidos nos postos fixos para diversas comunidades da cidade, além de palestras, minicursos e oficinas. As atividades são realizadas em parceria com o Sebrae.

Através da Sala do Empreendedor, o cidadão conta ainda com o Crédito Produtivo. Com isso, a Prefeitura do Recife visa fortalecer ainda mais a atuação dos micro e pequenos empreendimentos. O crédito é concedido por instituições bancárias parceiras do Programa.

Quem pode obter crédito?

· Empreendedor informal com idade acima de 18 anos que trabalhe por conta própria;

· Microempreendedor Individual (MEI);

· Microempresa (ME);

· Empresa de Pequeno Porte (EPP);

· Cooperativas e Associações Produtivas;

· Bancos Comunitários;

· Fundos Rotativos.

Como obter crédito?

1 – Orientação e acesso ao crédito

Antes da concessão do crédito, os Agentes de Crédito do Programa da Prefeitura do Recife orientam e identificam caso a caso as demandas dos empreendedores. É levada em consideração a necessidade do empreendedor, sua capacidade de pagamento, seu grau endividamento, dimensão do valor e prazos do crédito a serem concedidos pelo agente financeiro, bem como as vantagens da formalização do próprio negócio.

2 – Análise e liberação de crédito

Após a orientação ao crédito, os Agentes do Programa realizam o cadastro do empreendedor, encaminhando a documentação às instituições financeiras parceiras (Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco do Nordeste, Agência de Fomento de Pernambuco – AGEFEPE), o CIAPE e o Crédito Cidadania para análise. Após a comprovação do cumprimento dos critérios estabelecidos pelos agentes financeiros, realiza-se a imediata liberação do recurso.

3 – Acompanhamento e assessoria

Os Agentes de Crédito do Programa acompanham e assessoram os empreendedores, identificando dificuldades e necessidades de capacitação voltadas para solução dos desafios apresentados em seus negócios.

4 – Atendimento

Os interessados em obter mais detalhes sobre os serviços podem procurar a Sala do Empreendedor, espaço inaugurado em janeiro de 2014. Nele, os micro e pequenos empreendedores, iniciantes ou não, também têm acesso a orientações sobre elaboração de cadastro de fornecedores, informações sobre o Programa Municipal de Compras Governamentais, concessão de alvará, licenças ambientais e sanitárias e tributações, dentre outras. Localizada no térreo do edifício-sede da Prefeitura do Recife, na Avenida Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife, o espaço funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Além do atendimento fixo, acontecem ações itinerantes onde são ofertadas linhas de financiamento em diversos bairros do Recife.

Para ter acesso aos serviços citados solicita-se, inicialmente, a apresentação dos seguintes documentos (originais e cópias):

Para os empreendedores informais:

· Identidade (RG);

· CPF;

· Comprovante de residência.

 Para os empreendedores formais:

· Identidade (RG);

· CPF;

· Comprovante de residência;

· CNPJ.

 

Postos de atendimento da Sala do Empreendedor:

Andar térreo do edifício-sede da Prefeitura

Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h

Centro Público de Casa Amarela

Avenida Norte, 5600

Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h

Compaz Governador Eduardo Campos

Avenida Aníbal Benévolo, s/n, Alto Santa Terezinha

Atendimento de terça a sexta, das 9h às 17h

Compaz Escritor Ariano Suassuna

Avenida General San Martin, s/n, esquina com a Abdias de Carvalho 

Atendimento de terça a sexta, das 9h às 17h

Contato: 0800 281 3535 (ligação gratuita)

Sede: Avenida Cais do Apolo, 925, 5º andar, Bairro do Recife. Recife -PE - CEP 50030-903

Licenciamento: Rua Fernando César, nº 65, Encruzilhada. Recife - PE - CEP 52041-170 (8h às 13h: atendimento ao público)

Desenvolvido pela Emprel