Brigada Ambiental

Imagem: 
Corpo: 

Apresentação

 

Criada em 1999, a Brigada Ambiental do Recife desde 2013 tem sua sede no Jardim Botânico, onde contribui com a vigilância e as atividades de educação ambiental, a exemplo da sensibilização dos visitantes para o cumprimento das regras do local.

 

Missão

 

A atuação da Brigada Ambiental é regida pelo Código de Meio Ambiente e dos Equilíbrio Ecológico do Recife. Dessa forma, fiscaliza os manguezais, corpos d’água, remanescentes de mata atlântica, a disposição irregular de resíduos, aterros irregulares, cortes ou danos a árvores, supressão de cobertura vegetal, poluição atmosférica, do solo e dos rios e lagos. É também atribuição da Brigada Ambiental, combater os maus-tratos aos animais, os criatórios irregulares, assim como o tráfico e cativeiro irregular de animais silvestres. As ações da Brigada Ambiental também são realizadas em conjunto com órgãos municipais, estaduais e federais ligados ao meio ambiente.Além da fiscalização e monitoramento, a Brigada Ambiental realiza atividades de sensibilização ambiental, por meio da interação com as comunidades, especialmente as localizadas próximo das áreas protegidas da cidade. Nesse sentido, orienta sobre a importância e a necessidade da convivência harmônica e sustentável das pessoas com os recursos naturais, a fim de contribuir para a conservação ambiental. O trabalho de educação ambiental é feito em abordagens rotineiras nas rondas de fiscalização e monitoramento, em palestras e exposições em escolas, igrejas, empresas e associações comunitárias.

 

Efetivo e Infraestrutura

 

É composto por 39 integrantes, sendo 6 inspetores, 16 subinspetores masculinos e 1 feminino, 24 agentes brigadistas municipais, sendo 10 deles mulheres. Todos eles são agentes de Segurança Municipal da Guarda Civil do Recife. A sede conta com uma sala da gerência, uma do setor administrativo, dois banheiros e dois alojamentos, um  masculino e outro feminino. Possui cinco veículos: 1 viatura caminhonete cabine dupla 4 por 4, 3 motocicletas 300 cilindradas, 1 carro de passeio que atende às demandas da gerência e do setor administrativo.

 

Histórico

 

A criação da Brigada Ambiental do Recife foi anunciada em 1999 durante solenidade realizada pela prefeitura, às margens do Açude de Apipucos, em 5 de junho -  Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma portaria conjunta, das Secretarias de Serviços Públicos (SSP) e de Planejamento e Meio Ambiente (Seplam), datada de 30 de julho de 1999, estabeleceu oficialmente a brigada. Inicialmente formada por um grupo de 10 integrantes da Guarda Municipal do Recife, vinculada à SSP, operava em escala diurna, se segunda a sexta-feira. Em seguida, o efetivo foi ampliado para 18 pessoas, que trabalhavam em escala de 12 por 36 horas, incluindo so finais de semana, mas apenas durante o dia.  Desde o ato de criação vinculada à Seplam, a Brigada Ambiental iniciou seus trabalho numa sala de imóvel da prefeitura localizado na Rua Afonso Pena, nº 550, no bairro de Santo Amaro. Em 2010, foi transferida para a antiga sede do 12º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco, no Parque Jiquiá, no bairro da Mangueira. Em dezembro de 2013, a atual Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smas), construiu a sede própria, nas dependências do Jardim Botânico do Recife.

 

Contato

 

Endereço: Jardim Botânico do Recife, Km 7,5, BR-232, Curado, Recife, CEP 50791-540

Telefone para denúncias: 0800.720.4444

 

 

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel