Educação Ambiental

Imagem: 
Corpo: 

Turma Mangue e Tal

Quatro protetores da natureza embarcam em aventuras para defender o meio ambiente acompanhados por uma garça azul e um robô reciclado e cibernático - experiência revolucionária do porto tecnológico do recife - formam a turma mangue e tal.  Uma jornada pelo enfrentamento e transformação dos problemas ambientais da cidade, através da educação ambiental e das atitudes sustentáveis.

A Turma Mangue e Tal é baseada nas temáticas do verde urbano, resíduos sólidos, água e biodiversidade. Para cada temática existe um personagem correspondente. São eles:

Jô - Protetora das questões relativas às áreas verdes, arborização, unidades de conservação e do mangue. Características: concentrada, enigmática, perspicaz.  Influenciada pelos ideais de Josué de Castro.

Dom - Protetor da natureza, responsável pelas atitudes sustentáveis e boas práticas para a preservação do meio ambiente. Características: urbano, dinâmico, pacífico. Influenciado pelos ideais de Dom Helder Camara.

Riso - Protetora dos recursos hídricos, rios e seus ecossistemas, da praia, do uso raional da água. Características: bem humorada, simpática, extrovertida. Influenciada pelos ideais de Chico Sciense.

Otto - Protetor dos animais. Características: um ser humano mágico, tem o dom da palavra, da justiça, da gentileza. Influenciado por Clarice Lispector

Düporto - Um aratu gigante e cibernético. Criação do porto tecnológico do Recife. Características: ágil, cortês, astuto, hitech.  Um transformer.  É o transporte da Turma Mangue e Tal (por terra, água ou ar). Apaixonado pela garça morena.

Morena - Uma garça azul, protetora dos resíduos sólidos, prestirecicladora.  Características: vibrante, inquieta, empoderada.

Programa Educar para uma Cidade Sustentável

Programa de educação ambiental da Prefeitura do Recife, teve início no ano de 2014. Atua em 5 linhas de ação: Gestão e Planejamento da Educação Ambiental; Educação Ambiental nas Instituições de Ensino; Comunicação para a Educação Ambiental; Educação Ambiental nas Áreas Verdes; e Tecnologia para a Sustentabilidade.

Está estruturado em seis eixos temáticos de reconhecida relevância para a questão ambiental do município do Recife: verde urbano, águas, resíduos sólidos, biodiversidade, poluição sonora e mudanças climáticas.

Linhas de ação

No que corresponde a Gestão e Planejamento da Educação Ambiental, foi instituída a Política Municipal de Educação Ambiental, através da qual também foi criado um Comitê Gestor Municipal de Educação Ambiental – COMEA, reunindo vários órgãos do poder municipal no sentido de proporcionar um ordenamento no planejamento e implementação de ações de Educação Ambiental do município, assim como uma maior cooperação entre os setores.

 

 

 

 

Sede: Avenida Cais do Apolo, 925, 5º andar, Bairro do Recife. Recife -PE - CEP 50030-903

Licenciamento: Rua Fernando César, nº 65, Encruzilhada. Recife - PE - CEP 52041-170 (8h às 13h: atendimento ao público)

Desenvolvido pela Emprel