A Lagoa do Araçá, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, abriga a única lagoa natural da cidade e tem 14,2 hectares, o que inclui área urbanizada, espaços verdes e espelho d'água de 109 m² e 2 m de profundidade. É uma Unidade de Conservação da Natureza, criada pelo Decreto 18.029/1998.
No local, são autorizadas apenas atividades de lazer e recreação, que não prejudicam a fauna e flora locais. A vegetação típica é o manguezal, que constitui o habitat natural de aves como a lavadeira-mascarada e a andorinha-do-rio.
Antes do loteamento a localidade era denominada pelos moradores da região como "Lagoa dos Botos", porque diziam que lá os botos se reproduziam. Como resultado das mobilizações da comunidade, em 1989 foi criada a Associação dos Amigos da Lagoa do Araçá.
Após a urbanização da área, em 1994, uma estrutura de lazer passou a atender aos frequentadores da Lagoa do Araçá. Há uma praça de eventos, quatro quiosques, dois mirantes, uma Academia Recife, campo de futebol, quadra poliesportiva, dois parques infantis, pista de caminhada e corrida, ciclovia, pista de skate e área para jogos de mesa.
Fontes: Setor de Licenciamento Ambiental em Unidades Protegidas (Slaup/SDSMA) e Antônio Valdo Alencar (engenheiro civil/Emlurb)