Lagoa do Araçá

Imagem: 
Corpo: 

 

A Lagoa do Araçá, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, abriga a única lagoa natural da cidade e tem 14,2 hectares, o que inclui área urbanizada, espaços verdes e espelho d'água de 109 m² e 2 m de profundidade. É uma Unidade de Conservação da Natureza, criada pelo Decreto 18.029/1998.

No local, são autorizadas apenas atividades de lazer e recreação, que não prejudicam a fauna e flora locais. A vegetação típica é o manguezal, que constitui o habitat natural de aves como a lavadeira-mascarada e a andorinha-do-rio.

Antes do loteamento a localidade era denominada pelos moradores da região como "Lagoa dos Botos", porque diziam que lá os botos se reproduziam. Como resultado das mobilizações da comunidade, em 1989 foi criada a Associação dos Amigos da Lagoa do Araçá.

Após a urbanização da área, em 1994, uma estrutura de lazer passou a atender aos frequentadores da Lagoa do Araçá. Há uma praça de eventos, quatro quiosques, dois mirantes, uma Academia Recife, campo de futebol, quadra poliesportiva, dois parques infantis, pista de caminhada e corrida, ciclovia, pista de skate e área para jogos de mesa.

Fontes: Setor de Licenciamento Ambiental em Unidades Protegidas (Slaup/SDSMA) e Antônio Valdo Alencar (engenheiro civil/Emlurb)

 

 

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel