Jogos digitais da SMAS serão usados como base para alunos da rede municipal criarem novos games

Os jogos digitais desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMAS) serão apresentados aos estudantes da rede municipal de ensino inscritos no curso de criação de jogos da UFRPE. O responsável pela iniciativa será Daniel Nipo, Game Designer da SMAS, atendendo ao convite do professor Rodrigo Lins, encarregado pela disciplina de estágio obrigatório que oferece um curso de criação de jogos todo semestre.

Daniel Nipo destaca que, tanto ele, como o professor Rodrigo, atuam como orientadores ensinando sobre programação, design e criação de games para os alunos do estágio obrigatório. Os alunos da graduação, por sua vez, repassam o conhecimento para os alunos da rede municipal do Recife, atuando como professores.

“Esse projeto é fruto de uma parceria entre a nossa Secretaria e a UFRPE. Na graduação de Licenciatura em Computação existem as disciplinas de estágio obrigatório que oferecem um curso de criação de jogos todo semestre. Através dessas disciplinas, eu e o professor Rodrigo Lins, orientamos e preparamos os alunos da graduação em computação, e eles atuam como professores ensinando os alunos da nossa rede municipal sobre programação, design e criação de games.” explica Daniel.

O Game Designer da SMAS ainda explica que a ideia deste projeto é incentivar que os alunos criem jogos com a temática ambiental.

“Para incentivar que os alunos optem por criar jogos sobre temáticas de meio ambiente, visto que a participação no curso é espontânea, usamos algumas estratégias. Uma delas é entregar matérias de arte para aqueles alunos que desejarem criar os jogos sobre meio ambiente, isso vai tornar o processo de criação dos jogos muito mais rápido pois poupa parte do trabalho. Outra ideia é dar visibilidade aos jogos ambientais criados por eles. Os melhores poderão ser disponibilizados junto ao nosso acervo de jogos, e até instalados nas tablets da rede municipal de ensino”, ressalta Daniel.