Projeto jardins filtrantes para combater a poluição no Recife é apresentado durante evento do Conexão Pelo Clima 2021

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Ribeiro, participou, nesta terça-feira (26), da Conexão pelo Clima 2ª Feira Latino-Americana de negócios pelo clima e Summit Climate Ventures.  O evento é voltado para soluções que visem transformar os modelos mentais, de negócios e políticos, para reverter a mudança climática e, ao mesmo tempo, gerar valor e prosperidade. Na Plenária: Soluções Locais para a Resiliência Climática, o gestor compartilhou as experiências exitosas da capital pernambucana e apresentou uma iniciativa de tecnologia inovadora para tratamento da água poluída, na foz do Riacho do Cavouco, no Parque do Caiara. Trata-se dos jardins filtrantes.

Projetados para ocupar aproximadamente 7 mil m², os Jardins serão responsáveis pelo tratamento de cerca de 10% da vazão da água poluída que desaguará no Rio Capibaribe.

“Recife é uma das cidades mais vulneráveis do mundo. Estamos em 16º no ranking do IPCC entre as mais ameaçadas do planeta pela mudança climática. Fizemos o inventário da cidade e temos projetos prontos para a implementação. A meta  é que  o jardim filtrante seja um projeto piloto, que possa ser difundido para ser executado em nossa cidade ou em qualquer outra cidade.” afirma o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Carlos Ribeiro.

Participaram também do painel: Jordan Harris, Coordenador do Programa Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia nas Américas (GCoM Américas-GIZ); Luz Amparo Medina Gerena, Diretora Distrital de Relações Internacionais da Prefeitura de Bogotá; Dulcehé Jiménez Espinoza, Coordenadora Ambiental do Município de Belén (Costa Rica) e Marco Lobo, Coordenador do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics).  Todos apresentaram as medidas implantadas de adaptação e mitigação para lidar com os impactos das mudanças do clima para garantir a resiliência climática nas suas regiões.

A programação foi focada em governos, empresas, investidores, sociedade civil e partes interessadas da América Latina que possuam experiência na implementação de medidas de combate à mudança do clima e/ou que pretendam dar os primeiros passos como acelerador da ambição climática.O evento segue até 28 de outubro, com inscrição gratuita através do site https://conexaopeloclima.com.br/

O objetivo é somar agentes sociais para refletir e propor soluções e alternativas compatíveis com a realidade latino-americana, com base em reflexão sobre como aperfeiçoar os planos estratégicos e a implementação dos compromissos.

Conexão Pelo Clima

Iniciativa inédita na América Latina, a primeira edição da Feira Conexão Carbono Zero, realizada em 2019, foi um sucesso e se consolidou como um evento referência de negócios pelo clima. Após a primeira edição, ganhou um novo nome: Conexão Pelo Clima, fruto da parceria entre o Instituto O Mundo Que Queremos, CDP Latin America e Climate Ventures, que se juntaram para oferecer um espaço único de conexão rumo à uma economia de baixo carbono. A edição 2021 é a terceira edição da feira, a segunda online, e acontece com patrocínio do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e da Cargill.