VIII Encontro da ANAMMA apresenta políticas estaduais de meio ambiente e sustentabilidade para os municípios

Na manhã desta quarta-feira(09), ocorreu o VIII Encontro Estadual da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA) Pernambucopara tratar de assuntos comuns às cidades do Estado. Na pauta do evento, que aconteceu virtualmente e com a presença de vários secretários e cerca de 60 municípios, o foco foi discutir a gestão ambiental municipal, assim como  apresentar as políticas estaduais de meio ambiente e sustentabilidade para os municípios.  O encontro foi organizado pelo secretário e presidente da ANAMMA secção Pernambuco, Carlos Ribeiro.

O diretor da  Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH),  Djalma Souto, reforçou a importância de fortalecer o sistema de meio ambiente estadual e destacou a inauguração do novo laboratório de análise de qualidade hídrica de rios e praias. “O objetivo é fortalecer o nosso sistema de meio ambiente estadual. Apesar das adversidades, nós temos pessoas guerreiras interessadas na luta pelo meio ambiente que estão diariamente engajadas para desfazer o desmonte que nosso meio ambiente vem sofrendo nesse período. Preciso citar também a inauguração do novo laboratório que enriquece o conhecimento das pessoas no sentido de buscar soluções, que é o laboratório do CPRH. Nós temos os resultados da análise de águas que são feitas todas as semanas das principais praias do Estado de Pernambuco. É um instrumento que a gente sabe que o meio ambiente também precisa viver de instrumento de análise e de pesquisa de dados”, disse Djalma Souto.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti e Inamara Mélo, secretária executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, apresentaram as políticas estaduais de meio ambiente e sustentabilidade para os municípios, destacando o plano de descarbonização;  a destinação de resíduos sólidos, as ações de reflorestamento e de educação ambiental, assim como o plano de ação sustentável de Fernando de Noronha. “Uma pequena frase que eu acho que retrata um pouco a ação e o esforço da nossa gestão, pois achamos que plantamos juntos muitas sementes. Algumas já deram frutos, outras são mais demoradas e nós temos que cuidar para que cresçam grandes árvores”, disse Inamara. O secretário Bertotti completou: “O sistema estadual de meio ambiente é uma realidade, evidentemente que têm muitos avanços para serem feitos, mas juntos vamos construir uma agenda climática forte. Por isso, quero parabenizar o secretário Carlos Ribeiro pela iniciativa de reunir essas quantidade de gestores para debatermos essas pautas  e apresentar as políticas estaduais de meio ambiente e sustentabilidade para os municípios”, comentou Bertotti.

Já Carlos Ribeiro, secretário de Meio Ambiente do Recife e presidente da ANAMMA secção Pernambuco , ressaltou o objetivo do encontro. “ Oportunizar o conhecimento para todos os municípios e gestores das politicas estaduais em desenvolvimento pela SEMAS e CPRH, fortalecer a articulação municipal e estruturar o planejamento e procedimentos para viabilizar a efetivação e implantação dos projetos e ações nos municípios, disse Ribeiro.

O evento também serviu para convidar todos os participantes para a I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (CIRSOL), evento gratuito e aberto para estudantes, comunidade acadêmica e científica e outros profissionais que atuam na área de resíduos sólidos do Brasil e do mundo. Além desse evento, também acontecerão “I Encontro Nacional do ICLEI Brasil – Desenvolvimento Circular: Implementação e Desafios” e o Encontro Nacional do Fórum CB27, que reúne os secretários de Meio Ambiente das capitais brasileiras.