PCR realiza o plantio de 482 mudas em comemoração ao aniversário da cidade

A ação acontecerá no Parque da Macaxeira, Caiara e Canal do Arruda, em parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (EMLURB)

A Prefeitura do Recife vai comemorar o aniversário da capital pernambucana, celebrado nesta terça-feira (12), com o plantio de 482 mudas de diversas espécies nativas da Mata Atlântica e de paisagismo. O número foi elaborado para coincidir com a idade da cidade e a iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) e a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (EMLURB) e será iniciada no Parque da Macaxeira, na manhã deste sábado (16), às 9h, com a presença do prefeito Geraldo Julio e do secretário de Meio Ambiente, José Neves Filho, do presidente da Emlurb, Roberto Gusmão e da secretária de Turismo, Ana Paula Vilaça.  O plantio segue no Parque Caiara e no Canal do Arruda até o final de março.

O objetivo é que a ação amplie a cobertura verde das localidades, proporcionando beleza paisagística e a criação de microclimas para amenizar as altas temperaturas e combater as ilhas de calor. As espécies selecionadas terão as características adequadas para áreas de praças e parques, de grande e médio portes e com raízes profundas. Entre elas, serão plantadas: abricó-de-macaco; craibeira; abiu; angico vermelho; ubaia; chichá; Trapiá; pau formiga;  ipês; flamboyant; acácia cordão de ouro; tamboril e diversas espécies de palmeiras. As mudas são provenientes das sementeiras do Jardim Botânico do Recife e da Emlurb, localizada no Sítio da Trindade. O Parque da Macaxeira receberá 200 mudas. Já o Parque Caiara será contemplado com o plantio de 180 árvores. A ação continua no Canal do Arruda com 102 mudas.

O secretário José Neves ressaltou que a ação de plantio será constante ao longo do ano.  "Nós vamos recuperar o déficit que temos de plantio, se possível ainda esse ano. Vamos usar alguns recursos do Projeto de Revitalização de Áreas Verdes (PRAV) Para adquirir mudas e fazer um grande plantio durante esse ano em Recife. O primeiro evento é esse, usando as mudas que temos no nosso Jardim Botânico e da sementeira da Emlurb. Serão 482 mudas em homenagem ao 482 anos do Recife, mas continuaremos durante o ano todo, especialmente na primeira semana de junho, quando faremos um grande evento comemorando a Semana do Meio Ambiente”, disse.