Para encerrar a programação da Prefeitura do Recife em mais uma edição do Festival Rec'n'Play, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade promoveu, neste sábado (5), a Oficina de Robótica Sustentável, no Cesar School. Na ocasião, o público de jovens teve a oportunidade de aprender na prática como que funciona a prototipagem de placas arduino e como programá-las nas linguagens C e C+.
O objetivo da oficina é ensinar tecnologias que agregam valor ao processo de criação de projetos que colaborem com o desenvolvimento sustentável. De acordo com o professor Felipe Brito, que comandou a oficina, a prototipagem em arduino é uma das melhores tecnologias para aplicação no âmbito da robótica sustentável. "A revolução educativa que o Arduino fez está ligado principalmente ao custo, facilidade de encontrar módulos, acessibilidade à comunidade e facilidade na programação. É possível dizer que atividades realizadas a partir do uso dessa tecnologia como esta trabalham o protagonismo, onde o jovem é autor de seu conhecimento, possibilitanto o contato com situações reais, na resolução de desafios por meio de suas construções elaborando produções criativas e únicas", explica.
A programação da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, nessa edição do Rec'n'Play contou com mais de dez atividades, entre oficinas, mostras de arte e até um ponto de coleta de lixo eletrônico.