O encontro é uma oportunidade para a troca de experiências, inovações e na disseminação de políticas de sustentabilidade e boas práticas na temática energias renováveis.
O prefeito Geraldo Julio deu a largada ao Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras - CB27 na tarde desta terça (5), no Recife. O evento reuniu os dirigentes das pastas responsáveis pelo meio ambiente nas prefeituras das 26 capitais brasileiras e no governo do Distrito Federal, para o fortalecimento e ação coordenada das secretarias de meio ambiente, intercâmbio de experiências em sustentabilidade urbana e avanço em agendas ambientais de vanguarda.
Em fala magna durante a cerimônia de abertura, Geraldo frisou a importância da ação municipal em relação ao enfrentamento às mudanças climáticas. “Na hora que o governo nacional caminha numa linha que vai de encontro com o que a ciência tem mostrado e comprovado para o mundo inteiro, é hora dos governos locais assumirem o papel de enfrentamento às mudanças climáticas e de fazer o convencimento e o engajamento para que as pessoas possam reconhecer de fato a importância do tema”, pontua.
Secretária interina de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Raquel Moraes, destacou algumas das ações realizadas pela Prefeitura do Recife apresentadas no encontro pelo prefeito. "Desde 2014, ano em que a Política de Sustentabilidade e de Enfrentamento das Mudanças Climáticas do Recife foi sancionada, a Prefeitura vem realizando ações que estabelece instrumentos para a implementação de ações sustentáveis e de enfrentamento ao fenômeno do aquecimento global. A exemplo disso temos o Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa da Cidade do Recife, medidas de arborização, o Sistema de Unidades Protegidas e seus planos de manejo, entre outros", esclarece.
O tema central do evento, realizado pela primeira vez no Recife, foi Energia Sustentável e Acessível nas Capitais, sendo uma oportunidade de promover a discussão acerca do financiamento de projetos e iniciativas de eficiência energética nas edificações públicas e privadas, de energia sustentável no transporte e de novas tecnologias.
Um momento de destaque durante o evento é o debate em relação ao papel das capitais no processo de transformação da matriz energética, a partir do compartilhamento de casos de sucesso e de conexões com o setor privado. O encontro proporciona aos 27 secretários e secretárias a exposição das ações de energia realizadas nas capitais, em cumprimento da meta estabelecida para o Fórum, além da realização de um balanço dos esforços do CB27 ao longo do ano de 2019, durante a Assembleia.
Sobre o Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27)
O fórum CB27 (27 Capitais Brasileiras, incluindo o Distrito Federal) foi criado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável RIO+20, em maio de 2012, onde reúne os dirigentes das pastas responsáveis pelo meio ambiente nas prefeituras das 26 capitais brasileiras e no governo do Distrito Federal para o fortalecimento e ação coordenada das secretarias de meio ambiente, intercâmbio de experiências em sustentabilidade urbana e avanço em agendas ambientais de vanguarda. Este diálogo intermunicipal é estabelecido por meio de Encontros Nacionais e Regionais, realizados periodicamente e recepcionados pelas capitais. Desde sua criação, foram mais de 16 Encontros Nacionais e 17 Encontros Regionais, além de visitas técnicas e missões internacionais para compartilhamento de experiências.