11ª Semana Burle Marx será virtual e contará com seminário internacional, live e desafio

Programação, gratuita, faz parte da Semana Burle Marx e acontecerá durante três dias com I Seminário Internacional  conduzido por palestrantes do Brasil, Portugal, Uruguai, Argentina e México

A Prefeitura do Recife dá início às comemorações em homenagem ao aniversário de 111 anos do paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx reconhecido internacionalmente e responsável pelos projetos de diversas praças e jardins na capital pernambucana. A programação da 11ª Semana Burle Marx acontecerá durante três dias e será totalmente online devido à pandemia do novo coronavírus. As atividades gratuitas começam na terça-feira (04), dia do aniversário do paisagista, com o 1º Seminário Internacional Paisagem e Jardim​: Burle Marx em sintonia com o tempo, conduzido por palestrantes do Brasil, Portugal, Uruguai e México. Além disso, a programação também contará com desafios virtuais e Lives com o propósito de suscitar o debate sobre o legado de Burle Marx.  As comemorações estão sendo organizadas pelo Comitê Burle Marx, formado por órgãos da Prefeitura do Recife e coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Laboratório da Paisagem da UFPE, Conselho dos Arquitetos do Brasil – CAU, IPHAN, Fundarpe, entre outros.

Para quem quiser conhecer mais sobre as obras, vida e curiosidades de um dos mais importantes paisagistas do século 20, o Museu da Cidade do Recife (MCR) vai lançar um desafio para os seus seguidores do Instagram. No dia 04 de agosto, o Museu vai divulgar um quiz com 10 perguntas no stories do seu perfil @museudacidadedorecife. Quem acertar todas as perguntas participará de um sorteio para ganhar um kit especial do MCR. E quem ainda não é um grande conhecedor do trabalho desse mestre das formas e da botânica terá uma ótima oportunidade para descobrir várias áreas da cidade idealizadas por ele.  O quiz foi elaborado pelo historiador Sandro Vasconcelos, responsável pelo setor de pesquisa e iconografia do Museu da Cidade do Recife. Cada uma das 10 perguntas é inspirada na imagem de um espaço público do Recife assinado por Burle Marx. Já o kit que será dado ao vencedor do desafio é formado por uma coleção de seis postais com praças idealizadas pelo paisagista, uma caneca com a imagem do Forte das Cinco Pontas, e o Catálogo do Acervo Cartográfico do MCR.

Nos dias 04 e 05 de agosto acontecerá, a partir das 14h, a primeira edição do Seminário Internacional Paisagem e Jardim com o tema " Burle Marx em sintonia com o tempo ", que contará com a participação de palestrantes do Brasil, Portugal, Uruguai e México. O Evento, gratuito e com direito a certificado, acontecerá virtualmente e para participar basta se inscrever no link: https://www.sympla.com.br/1-seminario-internacional-paisagem-e-jardim-burle-marx-em-sintonia-com-o-tempo__909488 . A programação conta com palestras de Cristina Castel-Branco (Universidade de Lisboa), Joelmir Marques (UFPE), Alda de Azevedo Ferreira (UFRJ), Luciana Schenk (USP), Lúcia Veras (UFPE), Ana Rita Sá Carneiro (UFPE), Saúl Alcántara (UAM​-México), Cláudia Storino (Sítio Roberto Burle Marx), Eduardo Barra (Estúdio Eduardo Barra Arquitetura da Paisagem) e Sonia Berjman (ICOMOS / IFLA), entre outros. O evento é organizado pelo Laboratório da Paisagem da UFPE.

Já no dia 06 de agosto, às 19h, a programação ficará por conta de uma Live no YouTube do Coletivo Tereza Costa Rego de Cultura, com o tema: “O Legado de Burle Marx no Recife”. A ação contará com a participação de Ana Rita Sá Carneiro, coordenadora do Laboratório da Paisagem da UFPE; de Cida Pedrosa, ex-secretária de Meio Ambiente do Recife e de Luiz Vieira, professor, arquiteto paisagista da UFPE. Para participar, basta acessar o link https://www.youtube.com/channel/UC5uAG418Sbq8KvC2-4wM47w

Semana Burle Marx

A Semana Burle Marx  é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, instituída pela Lei Municipal nº 17.571/2009, de autoria do então vereador e hoje vice-prefeito, Luciano Siqueira. A  programação faz parte das comemorações e atividades em defesa do meio ambiente e acontece no mês de agosto de cada ano. Na semana Burle Marx são realizados debates, palestras, eventos educativos, objetivando, principalmente, difundir a importância das obras desse paisagista para o Recife e estimular uma campanha permanente de valorização dos Jardins históricos de nossa cidade​e que são monumentos vivos..

Jardins Históricos

Em sua atuação na capital pernambucana, sobretudo na década de 1930, o paisagista Burle Marx criou áreas verdes que, em 2015, foram elevadas à categoria de jardins históricos pelo prefeito Geraldo Julio, são eles: Praça de Casa Forte, Praça Euclides da Cunha, ​Conjunto Praça da República e Jardim do ​Palácio do Campo das Princesas, Praça Derby, Praça Ministro Salgado Filho, Praça Faria Neves, Praça ​Pinto Damaso, Praça do Entroncamento, Praça Chora Menino, Praça Maciel Pinheiro, Praça Dezessete, Praça Artur Oscar, Jardim da Capela da Jaqueira e os largos da Paz e das Cinco Pontas.

Confira a programação completa da 11ª Semana Burle Marx:

Quiz sobre Burle Marx

Dia: Terça-feira (04/08)

instagram do Museu da Cidade do Recife -  @museudacidadedorecife

Seminário Internacional Paisagem e Jardim com o tema " Burle Marx em sintonia com o tempo”

Terça-feira (04/08) (1º dia)

14:00 às 14:20h – Cristina Castel-Branco

Ele olha para o amanhã como ele olha para ontem ... Burle Marx: arte e tempo

14:20 às 14:40h – Joelmir Marques

O tempo nos Jardins de Casa Forte

14:40 às 15:00h – Alda de Azevedo Ferreira

Os jardineiros do século XIX e a gênese do paisagismo no Rio de Janeiro