Ações de sustentabilidade na Central do Carnaval orientam foliões a curtir festa com respeito ao meio ambiente

Carnaval é tempo de festa, celebração, arte e música. Mas também é de respeito ao meio ambiente e aos espaços públicos. Para reforçar essa prática, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, promove uma série de ações de consciência ambiental com a temática “Capibaribe, quem ama não polui" na Central da Folia, até  terça-feira, das 16h às 24h.

A ação vai envolver os foliões e os trabalhadores da Arena Gastronômica para a destinação correta dos resíduos e o impacto que suas ações podem causar ao meio ambiente. Haverá também orientações sobre coleta seletiva, descarte correto dos resíduos, dicas de reutilização e um ponto de coleta de óleo vegetal. Durante o período da folia de momo, os carnavalescos que passarem pelo estande vão aprender como brincar de forma econômica e sustentável. A proposta é mostrar ao público a capacidade de poluição de microplásticos (glitter), confetes, sacos plásticos, latas e garrafas de bebidas e apresentar alternativas sem perder o brilho do carnaval ao provocar reflexão sobre nossos hábitos e atitudes em questões relacionadas à sustentabilidade.

“A sustentabilidade vem sendo incorporada ao carnaval do Recife e, a cada ano, consolidando como parte integrante da folia de Momo. É importante orientar os foliões, mostrar que eles podem curtir a festa de maneira mais sustentável, sem causar tantos impactos para o meio ambiente”, disse o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho.