Econúcleo do Parque da Jaqueira e Jardim Botânico do Recife proporcionam programação educativa no final de semana

 

As atividades serão gratuitas e garantem lazer e aprendizado para toda a família, com muita contação de histórias e oficinas

Os equipamentos ambientais ligados à Prefeitura do Recife são uma ótima escolha de diversão, entretenimento e contato com a natureza para este final de semana. O Jardim Botânico do Recife (JBR), na Zona Oeste, e o Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte, garantem lazer e educação ambiental acessível para todas as idades. A programação, que é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), tem início nesta sexta-feira (24) e se estende até o domingo (26), toda gratuita e dando ênfase à consciência ecológica, à sustentabilidade e ao respeito com o meio ambiente.

No Jardim Botânico, na sexta-feira (24), a meninada contará com uma oficina de pintura, onde irá aprender um pouco mais sobre as cores do meio ambiente, de forma que estimule os pequenos a enxergar de maneira mais sensível todo o ecossistema. Em seguida, as crianças aprenderão princípios básicos das tonalidades, com intuito de incentivar a criatividade e o entendimento ambiental dos pequenos. No sábado (25),  o visitante poderá participar  da oficina musical que acontece a partir da percepção e interação com os sons da mata. A programação do espaço se encerra no domingo (26) com  a atividade “Contos e cantos da Mata Atlântica”, que vai  buscar, através da arte, sensibilizar as pessoas sobre a importância da preservação do verde.

 

O Econúcleo do Parque da Jaqueira também será palco de muitas atividades. A garotada poderá conferir, na sexta-feira (24), às 10h e 14h, a contação de história: Pedrinho e o Barco que vai alertar sobre a poluição das águas e seus malefícios ao meio ambiente, além de educar sobre o descarte adequado dos resíduos. Já no sábado (25), o espaço abre suas portas para acolher o evento “Fazendo Acontecer Ano 5” que ocorre das 9h às 12h. Organizado por familiares de crianças e jovens com a síndrome de down, a atividade será um grande piquenique inclusivo com apresentações e muitas outras atrações. O objetivo é o de acolher e celebrar as pessoas que convivem com esta condição e disseminar informações que promovam a inclusão, tudo isto de forma lúdica e divertida. No domingo (26) ainda vai rolar a Contação de história: O Morcego e a Cabaça,  que mostra como determinada tribo do continente africano explica o surgimento dos dias e noites e a contação de história: A Lenda da Vitória Régia, que fala sobre a lenda da origem da planta.

O Jardim Botânico do Recife funciona de terça a domingo, das 9h às 15h, com entrada gratuita. Já o Econúcleo do Parque da Jaqueira abre suas portas das 9h às 16h, de quinta a domingo. Todas as atividades oferecidas nesses espaços são gratuitas e as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.

 

Confira a programação completa:

 

Jardim Botânico do Recife 

Sexta-feira (24)

10h30/14h -  Oficina de Pintura

sábado (25)

10h30/14h- Sons da Mata

Domingo (26) 

10h30/14h - Contos e cantos da Mata Atlântica

 

Econúcleo do Parque da Jaqueira 

 

Sexta-feira (24)

10h/14h - Contação de história: Pedrinho e o Barco

Sábado (25)

09h - Ação realizada pelo Instituto Fazer Acontecer, em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

14h - Contação de história: Pedrinho e o Barco

Domingo (26)

10h - Contação de história: O Morcego e a Cabaça

14h- Contação de história: A Lenda da Vitória Régia

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel