Econúcleo Jaqueira passará por requalificação para melhor atender ao público

Obra consiste na instalação de novos sanitários, troca de piso externo, novas portas de madeira, e revisão da drenagem, entre outras

O Econúcleo Jaqueira, localizado na Zona Norte da cidade, passará por uma requalificação para melhor atender à população.  No valor de R$ 247 mil, a obra consiste na troca de piso externo, instalação de bombas hidráulicas, novas portas de madeira, sanitários, manutenção da cobertura e revisão  dos tubos de drenagem das águas pluviais. Além disso, será feita toda pintura externa, colocação de portas de vidro e chapa metálica e ajustes nos móveis de madeira, entre outras benfeitorias. Os serviços têm duração prevista para 60 dias.

 

Criado para envolver as crianças e adolescentes,  despertando neles a consciência ecológica, o espaço ganhará um  piso monolítico, que possui rápida execução e tempo de cura (secagem) reduzido. O material é impermeável, o que vai eliminar o problema de acúmulo de água, durável e de fácil manutenção e limpeza. Toda a obra irá respeitar a estrutura do local, já que o Econúcleo Jaqueira é um exemplo de edificação sustentável, devido ao uso de materiais como telhas de garrafa PET, lâmpadas LED e sistema de captação de energia solar. 

 

O Econúcleo Jaqueira é um espaço multiuso voltado às ações permanentes de educação ambiental, que abriga exposições, exibição de filmes e peças de teatro. Além disso, conta atualmente com uma sala de Centro Educativo de Energia Renovável e Mudança do Clima, dedicado à educação ambiental e a divulgação científica relacionada ao tema. O  local ainda tem um pequeno jardim de plantas medicinais e um minhocário (local para fazer a compostagem de resíduos orgânicos, usando minhocas e microorganismos que transformam restos de alimentos em adubos). Esses espaços visam promover práticas ambientais, como a coleta seletiva, reutilização de materiais recicláveis e orgânicos, e valorizar a arborização urbana com o uso de espécies da Mata Atlântica.

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cais do Apolo, 222 - 7º Andar - Recife, PE, 50030-230 (8h às 12h: atendimento ao público)

 

Desenvolvido pela Emprel